Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Arilson visa geração de emprego e renda com curso no distrito em Jateí

5 Ago 2010 - 06h00Por Valéria Batista / Fátima News

A Prefeitura do município de Jateí administrada por Arilson Targino (PSDB) iniciou mais um curso que visa a geração de emprego e renda, desta vez artesanato com Fibra de Bananeira, através da Secretaria de Assistência Social desenvolvido pelo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

 

 

O curso direcionado as mulheres integrantes do conviver e comunidade do distrito Nova Esperança esta sendo ministrado pela instrutora do Senar Claudete Medeiros Busciole do município de Itaquiraí, com 15 participantes entre os dias três e treze de agosto nas dependências do Clube de Mães do distrito, na qual receberão certificado com 40horas/aula. Este é o primeiro módulo do curso que objetiva preparar a fibra da bananeira para o artesanato aplicando as técnicas de separação de lavagem, secagem e armazenamento, com o processo desde o corte do tronco da bananeira, com sua retirada e seleção da matéria-prima para o preparo das fibras. “A criatividade do artesão é que define as várias possibilidades de utilização da fibra, inúmeras são os objetos que podem ser confeccionados com essa técnica” diz Busciole.

 

 

Nas palavras da primeira-dama Secretaria de Assistência Social Mafalda Targino a valorização do trabalho artesanal abre campo, para uma série de diferentes técnicas de artesanato e a fibra de bananeira é uma delas, possibilitando a geração de renda para famílias que vivem tanto no campo quanto na cidade. “Esta turma com certeza irá fazer lindos trabalhos, mas para isso é necessário atenção e dedicação de todas as participantes, lembrando que na próxima etapa concluirão com as confecções das peças”.

 

 

O mobilizador do Senar local José Pereira da Silva que também é o vice-prefeito e presidente do Sindicato Rural de Jateí, esteve na abertura dos trabalhos e deixou clara a sua satisfação em ser parceiro para a realização deste curso que visa a integração e geração de emprego e renda. “Buscamos vários cursos semelhantes a estes através de boas sugestões, interagindo as participantes e incentivando os trabalhos em grupo, para que no se tronaram bons artesões expondo em feiras do empreendedorismo” diz José Pereira. Participaram também da solenidade de abertura o vereador Novinho, assessor distrital Aloísio Quelé, e equipe da Secretaria de Assistência Social.

 

 

As fibras da folha da bananeira são resistentes e flexíveis, e com isso esta sendo valorizada podendo se transformar em peças de artesanato originais e criativas, como bolsas de passeio, sacolas de mercado, enfeite para encapar vidro, chapéu entre muitos outros.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS