Menu
SADER_FULL
terça, 9 de agosto de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Aprovado projeto de lei que cria Semana do Profissional de Ed. Física

17 Nov 2009 - 16h39Por AL / MS

Os deputados estaduais aprovaram em segunda discussão o projeto de lei que cria a Semana do Profissional de Educação Física em Mato Grosso do Sul. A proposição, que segue agora para sanção, é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia.

Marcio Fernandes, por ocasião da apresentação do projeto, destacou que a prática de esportes em escolas, seja de ensino fundamental ou médio, da rede pública ou privada, é muito importante para a saúde física e mental das pessoas. “A Semana servirá de incentivo aos estudantes para que realizem atividades físicas como hábito saudável”, completou.

O projeto prevê que a “Semana” será comemorada anualmente na primeira semana de setembro, já que é no dia primeiro desse mês que se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. A data é lembrada porque em 1º de setembro de 1998 que ocorreu a publicação da lei federal que regulamentou a profissão (Lei nº 9.696/98).

O objetivo do projeto é conscientizar a sociedade sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de maneira sistemática e orientada; é também informar acerca da importância da prática escolar da educação física para o desenvolvimento afetivo, físico e sócio-cultural dos alunos.

Hábito saudável

Consta na justificativa que, com relação à saúde física, em razão da prática de esportes observa-se perda de peso e da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL - colesterol (o ‘colesterol bom’). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

“É de conhecimento geral que a prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos”, complementou Marcio Fernandes.

Ainda conforme justificativa do projeto, a prática de exercícios ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Porém, o deputado Marcio Fernandes lembra que é fundamental que os exercícios tenham supervisão de um profissional de educação física; que este oriente e avalie de acordo com as capacidades e limites que o organismo de cada indivíduo pode suportar.

 

Leia Também

TENTATIVA DE ASSASSINATO
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
AUXILIO CAMINHONEIRO
Caixa libera consulta ao Auxílio Caminhoneiro
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
DESUMANIDADE
Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos
DENUNCIADO POR VIZINHOS
Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio
AUXILIO BRASIL
Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS
ASSASSINATO
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
A CONTA GOTAS
Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel