Menu
SADER_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Aprovado projeto de lei que cria Semana do Profissional de Ed. Física

17 Nov 2009 - 16h39Por AL / MS

Os deputados estaduais aprovaram em segunda discussão o projeto de lei que cria a Semana do Profissional de Educação Física em Mato Grosso do Sul. A proposição, que segue agora para sanção, é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia.

Marcio Fernandes, por ocasião da apresentação do projeto, destacou que a prática de esportes em escolas, seja de ensino fundamental ou médio, da rede pública ou privada, é muito importante para a saúde física e mental das pessoas. “A Semana servirá de incentivo aos estudantes para que realizem atividades físicas como hábito saudável”, completou.

O projeto prevê que a “Semana” será comemorada anualmente na primeira semana de setembro, já que é no dia primeiro desse mês que se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. A data é lembrada porque em 1º de setembro de 1998 que ocorreu a publicação da lei federal que regulamentou a profissão (Lei nº 9.696/98).

O objetivo do projeto é conscientizar a sociedade sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de maneira sistemática e orientada; é também informar acerca da importância da prática escolar da educação física para o desenvolvimento afetivo, físico e sócio-cultural dos alunos.

Hábito saudável

Consta na justificativa que, com relação à saúde física, em razão da prática de esportes observa-se perda de peso e da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL - colesterol (o ‘colesterol bom’). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

“É de conhecimento geral que a prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos”, complementou Marcio Fernandes.

Ainda conforme justificativa do projeto, a prática de exercícios ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Porém, o deputado Marcio Fernandes lembra que é fundamental que os exercícios tenham supervisão de um profissional de educação física; que este oriente e avalie de acordo com as capacidades e limites que o organismo de cada indivíduo pode suportar.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid