Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aprovado projeto de lei que cria Semana do Profissional de Ed. Física

17 Nov 2009 - 16h39Por AL / MS

Os deputados estaduais aprovaram em segunda discussão o projeto de lei que cria a Semana do Profissional de Educação Física em Mato Grosso do Sul. A proposição, que segue agora para sanção, é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia.

Marcio Fernandes, por ocasião da apresentação do projeto, destacou que a prática de esportes em escolas, seja de ensino fundamental ou médio, da rede pública ou privada, é muito importante para a saúde física e mental das pessoas. “A Semana servirá de incentivo aos estudantes para que realizem atividades físicas como hábito saudável”, completou.

O projeto prevê que a “Semana” será comemorada anualmente na primeira semana de setembro, já que é no dia primeiro desse mês que se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. A data é lembrada porque em 1º de setembro de 1998 que ocorreu a publicação da lei federal que regulamentou a profissão (Lei nº 9.696/98).

O objetivo do projeto é conscientizar a sociedade sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de maneira sistemática e orientada; é também informar acerca da importância da prática escolar da educação física para o desenvolvimento afetivo, físico e sócio-cultural dos alunos.

Hábito saudável

Consta na justificativa que, com relação à saúde física, em razão da prática de esportes observa-se perda de peso e da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL - colesterol (o ‘colesterol bom’). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

“É de conhecimento geral que a prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos”, complementou Marcio Fernandes.

Ainda conforme justificativa do projeto, a prática de exercícios ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Porém, o deputado Marcio Fernandes lembra que é fundamental que os exercícios tenham supervisão de um profissional de educação física; que este oriente e avalie de acordo com as capacidades e limites que o organismo de cada indivíduo pode suportar.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação