Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Alckmin espera receber apoio de Itamar Franco em MG

15 Jul 2006 - 10h36

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, espera receber na próxima semana o apoio oficial do ex-presidente Itamar Franco (sem partido) à candidatura dele, segundo revelou ontem o candidato a vice na chapa de Alckmin, José Jorge (PFL-PE). Itamar foi na última eleição o primeiro governador de Estado não-petista a anunciar o apoio dele ao candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa vez, Itamar optou por apoiar Alckmin por ter sofrido duas derrotas para o PMDB aliado a Lula que acabaram o levando a deixar o partido.

Primeiro, Itamar viu derrotada a tese de candidatura própria à Presidência do PMDB -se lançara candidato após uma reunião com o ex-ministro José Dirceu e foi visto por alguns como instrumento do Planalto contra o outro pré-candidato, Anthony Garotinho. Depois, embora liderasse as pesquisas, foi alijado pelo PMDB mineiro na disputa por uma vaga ao Senado pelo partido em Minas -a legenda decidiu apoiar o ex-governador Newton Cardoso, em um evento que contou com o vice-presidente José Alencar (PRB).

O apoio de Itamar deve ser anunciado em viagem que Alckmin fará a Minas na próxima semana. Na ocasião, o tucano deve se encontrar também com o governador Aécio Neves (PSDB), mas somente após às 17h - para que Aécio, que concorre à reeleição, não seja acusado de fazer campanha no horário do expediente. Itamar não será o único a manifestar apoio a Alckmin nos próximos dias. Em reação ao jantar oferecido por Lula ao PMDB governista, a ala da sigla alinhada ao tucano decidiu realizar um ato público de apoio a ele, dentro de duas semanas.

A manifestação está sendo organizada pelo presidente e pelo segundo-vice-presidente do PMDB, respectivamente Michel Temer (SP) e Eliseu Padilha (RS). Jarbas Vasconcelos (PE) será o anfitrião, em Recife. Temer e Padilha combinaram a estratégia com o próprio Alckmin, em reunião na quarta-feira. Os três combinaram a divulgação de um manifesto. Alckmin se comprometeu a incorporá-lo ao programa de governo dele.

A idéia do PMDB pró-Alckmin é marcar uma diferença em relação aos partidários de Lula. Pretende-se passar a impressão de que o primeiro grupo baseia o apoio dele numa agenda programática, enquanto o segundo busca cargos. Os peemedebistas levaram a Alckmin uma planilha com a posição dos diretórios do partido nos Estados. Dez diretórios estaduais estariam fechados com Lula; dez seriam favoráveis a Alckmin. E sete constam da lista como indecisos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS