Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Alckmin espera receber apoio de Itamar Franco em MG

15 Jul 2006 - 10h36

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, espera receber na próxima semana o apoio oficial do ex-presidente Itamar Franco (sem partido) à candidatura dele, segundo revelou ontem o candidato a vice na chapa de Alckmin, José Jorge (PFL-PE). Itamar foi na última eleição o primeiro governador de Estado não-petista a anunciar o apoio dele ao candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa vez, Itamar optou por apoiar Alckmin por ter sofrido duas derrotas para o PMDB aliado a Lula que acabaram o levando a deixar o partido.

Primeiro, Itamar viu derrotada a tese de candidatura própria à Presidência do PMDB -se lançara candidato após uma reunião com o ex-ministro José Dirceu e foi visto por alguns como instrumento do Planalto contra o outro pré-candidato, Anthony Garotinho. Depois, embora liderasse as pesquisas, foi alijado pelo PMDB mineiro na disputa por uma vaga ao Senado pelo partido em Minas -a legenda decidiu apoiar o ex-governador Newton Cardoso, em um evento que contou com o vice-presidente José Alencar (PRB).

O apoio de Itamar deve ser anunciado em viagem que Alckmin fará a Minas na próxima semana. Na ocasião, o tucano deve se encontrar também com o governador Aécio Neves (PSDB), mas somente após às 17h - para que Aécio, que concorre à reeleição, não seja acusado de fazer campanha no horário do expediente. Itamar não será o único a manifestar apoio a Alckmin nos próximos dias. Em reação ao jantar oferecido por Lula ao PMDB governista, a ala da sigla alinhada ao tucano decidiu realizar um ato público de apoio a ele, dentro de duas semanas.

A manifestação está sendo organizada pelo presidente e pelo segundo-vice-presidente do PMDB, respectivamente Michel Temer (SP) e Eliseu Padilha (RS). Jarbas Vasconcelos (PE) será o anfitrião, em Recife. Temer e Padilha combinaram a estratégia com o próprio Alckmin, em reunião na quarta-feira. Os três combinaram a divulgação de um manifesto. Alckmin se comprometeu a incorporá-lo ao programa de governo dele.

A idéia do PMDB pró-Alckmin é marcar uma diferença em relação aos partidários de Lula. Pretende-se passar a impressão de que o primeiro grupo baseia o apoio dele numa agenda programática, enquanto o segundo busca cargos. Os peemedebistas levaram a Alckmin uma planilha com a posição dos diretórios do partido nos Estados. Dez diretórios estaduais estariam fechados com Lula; dez seriam favoráveis a Alckmin. E sete constam da lista como indecisos.

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço