Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

755 planos de saúde podem perder registro

26 Ago 2006 - 10h18
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta sexta-feira o primeiro anuário econômico-financeiro do setor. Nele, a agência lista 1.142 empresas e seus balanços financeiros do período 2004/2005.

Outras 755 empresas estão no anuário em uma lista de empresas sem os balanços. Elas podem perder o registro se não regularizarem a situação junto à agência. São operadoras que não repassaram para a agência as informações solicitadas ou o fizeram de forma insatisfatória. Entre elas, 472 são operadoras médicos-hospitalares e 283 odontológicas.

O anuário pode ser consultado no site da ANS. Com o número do registro da operadora na agência, o usuário pode consultar a situação do convênio médico hospitalar ou odontológico. Atualmente, o Brasil tem cerca de 42 milhões de usuários de planos de saúde.

O objetivo, segundo Carlos Figueiredo, especialista em regulação da ANS e um dos responsáveis pela elaboração do anuário, é oferecer ao mercado e, principalmente, aos usuários, transparência nas informações sobre as empresas. "Temos de dar segurança ao usuário. Não podemos ser flexíveis com empresas que lidam com a saúde e a vida dos usuários", disse.

As empresas que não repassaram as informações serão notificadas pela agência e cobradas. Se não apresentarem as informações ou estiverem em condições financeiras fora do padrão da agência, poderão ter suas carteiras de clientes alienadas e o registro cassado.

Esse é o primeiro anuário publicado pela agência, criada há seis anos para regular o setor. Figueiredo informou que o objetivo é refazê-lo todos os anos. Se o usuário não encontrar o seu plano de saúde nas listas, deve comunicar à agência pelo site porque pode se tratar de uma empresa ilegal.

O anuário reúne as empresas por ordem alfabética. Segundo Alfredo Cardoso, diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, a publicação mostra de forma mais direta e organizada os balanços enviados pelas operadoras de planos de saúde. Ele lembra que, apesar de os balanços estarem disponíveis no site da agência, a análise dos dados é algo complexo e a consolidação das informações facilita o entendimento.

"O anuário tem o mesmo padrão de publicação de balanço, mas a novidade é que contém uma série de indicadores", explica Cardoso. O anuário traz, por exemplo, informações econômicas sobre o patrimônio líquido das operadoras e fornece dados que demonstram como está a liquidez do setor.

 

Folha Online


Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS