Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

755 planos de saúde podem perder registro

26 Ago 2006 - 10h18
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta sexta-feira o primeiro anuário econômico-financeiro do setor. Nele, a agência lista 1.142 empresas e seus balanços financeiros do período 2004/2005.

Outras 755 empresas estão no anuário em uma lista de empresas sem os balanços. Elas podem perder o registro se não regularizarem a situação junto à agência. São operadoras que não repassaram para a agência as informações solicitadas ou o fizeram de forma insatisfatória. Entre elas, 472 são operadoras médicos-hospitalares e 283 odontológicas.

O anuário pode ser consultado no site da ANS. Com o número do registro da operadora na agência, o usuário pode consultar a situação do convênio médico hospitalar ou odontológico. Atualmente, o Brasil tem cerca de 42 milhões de usuários de planos de saúde.

O objetivo, segundo Carlos Figueiredo, especialista em regulação da ANS e um dos responsáveis pela elaboração do anuário, é oferecer ao mercado e, principalmente, aos usuários, transparência nas informações sobre as empresas. "Temos de dar segurança ao usuário. Não podemos ser flexíveis com empresas que lidam com a saúde e a vida dos usuários", disse.

As empresas que não repassaram as informações serão notificadas pela agência e cobradas. Se não apresentarem as informações ou estiverem em condições financeiras fora do padrão da agência, poderão ter suas carteiras de clientes alienadas e o registro cassado.

Esse é o primeiro anuário publicado pela agência, criada há seis anos para regular o setor. Figueiredo informou que o objetivo é refazê-lo todos os anos. Se o usuário não encontrar o seu plano de saúde nas listas, deve comunicar à agência pelo site porque pode se tratar de uma empresa ilegal.

O anuário reúne as empresas por ordem alfabética. Segundo Alfredo Cardoso, diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, a publicação mostra de forma mais direta e organizada os balanços enviados pelas operadoras de planos de saúde. Ele lembra que, apesar de os balanços estarem disponíveis no site da agência, a análise dos dados é algo complexo e a consolidação das informações facilita o entendimento.

"O anuário tem o mesmo padrão de publicação de balanço, mas a novidade é que contém uma série de indicadores", explica Cardoso. O anuário traz, por exemplo, informações econômicas sobre o patrimônio líquido das operadoras e fornece dados que demonstram como está a liquidez do setor.

 

Folha Online


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho