Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ASSUSTADOR

"Tornado" de fraca intensidade e chuva forte atingem Itaporã

Drenagem não deu conta da quantidade de água que caiu no Centro de Itaporã em apenas 10 minutos; vento de 106 km/h arrebentou vidro em hotel

24 Out 2018 - 15h29Por Campo Grande News

Um "tornado" de fraca intensidade, mas com ventos acima de 100 km/h, atingiu Itaporã –a 227 km de Campo Grande– no início da tarde desta terça-feira (23). A ventania atingiu a cidade acompanhada de chuva forte: em dez minutos, foram registrados 20,6 milímetros de precipitação, o suficiente para inundar ruas da região central. Apesar da intensidade do fenômeno climático, a prefeitura disse não ter informações sobre danos estruturais.

A ventania atingiu Itaporã por volta das 12h30. Segundo dados do meteorologista Natálio Abrão, a ventania registrou velocidade de 106,92 km/h –os efeitos do fenômeno se assemelham a um tornado, cuja definição depende ainda do sentido do vento. Vidros no restaurante de um hotel da avenida Aral Moreira não resistiram à força do vento e quebraram durante o almoço, assustando clientes.

A chuvarada ainda inundou as ruas Duque de Caxias e Pedro Celestino, no Centro. Contudo, conforme a assessoria, a situação é considerada normal, já que a dimensão das tubulações não foi feita para dar vazão a uma grande quantidade de água em um intervalo de tempo curto –por volta das 16h30, o sistema de escoamento teria solucionado a maior parte do problema.

Apesar dos números impressionantes, a administração itaporanense não tinha informações sobre danos pela cidade durante o temporal até a veiculação desta reportagem.

Clima – O fenômeno em Itaporã faz parte da mudança climática que atingiu o Estado nesta terça-feira. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém todo o Mato Grosso do Sul sob alerta de perigo potencial quanto a temporais até a noite de quinta-feira (25), com possibilidade de ocorrerem ventos entre 40 e 60 km/h e até 50 milímetros de chuva ao dia.

Municípios como Bandeirantes, Laguna Carapã, Caarapó, Nova Alvorada do Sul e Dourados registraram ventos de até 60 km/h e, em alguns deles, houve também considerável quantidade de chuva em curto espaço de tempo –embora ainda não haja informações sobre estrados.

Em Dourados, a previsão era de que chovesse até 40 milímetros nesta terça-feira. No momento chove forte em algumas regiões da cidade. Desde o início da tarde, a precipitação acumulada passa dos 23 milímetros, conforme dados do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS