Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de fevereiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
OPORTUNIDADE DE ESTUDAR

Encceja será aplicado no dia 4 de agosto; inscrições abrem em maio

Exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino

16 Abr 2019 - 08h50Por Diario Digital
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano será aplicado no dia 4 de agosto. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 31 de maio, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão para a publicação do edital é abril.
 
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita. Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos, e a certificação do ensino médio é para quem tem pelo menos 18 anos.
 
Para obter o certificado do ensino fundamental, os estudantes fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática; história e geografia; e ciências naturais. No exame de nível médio, os candidatos respondem a questões de linguagens e redação; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza.
 
São certificados os estudantes que obtiverem, no mínimo, 100 pontos em cada uma dessas áreas e pelo menos cinco pontos na redação. Aqueles que atingirem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não em todas, receberão uma Declaração Parcial de Proficiência e poderão tentar obter a nota nas demais provas no próximo exame.
 
Até 2017, era possível receber a certificação do ensino médio também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, a certificação é feita somente por meio do Encceja.
 
O exame é aplicado tanto no Brasil e no exterior, por meio de parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.
 
As datas divulgadas referem-se ao exame nacional regular. Segundo o Inep, o cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade será divulgado posteriormente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VESTIBULAR 2020 É NA UNIGRAN
VESTIBULAR 2020 - Odontologia é na UNIGRAN em Dourados
ALERTA NAS ESCOLAS
Menina morre ao cair e bater a cabeça durante 'desafio da rasteira'
VICENTINA - CONFIRA A LISTA
Confira a lista de convocação da primeira chamada do curso de Operador de Computador Polo Vicentina
SIMTED FATIMA DO SUL
SIMTED de Fátima do Sul se reúne com Profissionais em Educação para debater sobre o Piso Nacional
DOURADOS - UNIGRAN
Laboratório de Análises Clínicas da UNIGRAN recebe placa que certifica excelência dos serviços
VICENTINA - ASSINATURA DE CONVÊNIO
Prefeito assina e agradece Reinaldo por convênio com acadêmicos de Medicina da UEMS para Vicentina
VICENTINA NA LISTA
Vicentina na lista, Governador vai abrir vagas de estágio de Medicina em 25 cidades
EDUCAÇÃO
Governador aprova medidas que fortalecem cursos de Medicina e pós-graduação da UEMS
DICAS DO DIA
5 dicas para redimensionar suas imagens
ABSTINÊNCIA SEXUAL
Não quero filha grávida aos 10 anos, diz Bolsonaro sobre abstinência sexual