Menu
SADER_FULL
segunda, 22 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
OPORTUNIDADE DE ESTUDAR

Encceja será aplicado no dia 4 de agosto; inscrições abrem em maio

Exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino

16 Abr 2019 - 08h50Por Diario Digital
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano será aplicado no dia 4 de agosto. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 31 de maio, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão para a publicação do edital é abril.
 
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita. Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos, e a certificação do ensino médio é para quem tem pelo menos 18 anos.
 
Para obter o certificado do ensino fundamental, os estudantes fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática; história e geografia; e ciências naturais. No exame de nível médio, os candidatos respondem a questões de linguagens e redação; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza.
 
São certificados os estudantes que obtiverem, no mínimo, 100 pontos em cada uma dessas áreas e pelo menos cinco pontos na redação. Aqueles que atingirem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não em todas, receberão uma Declaração Parcial de Proficiência e poderão tentar obter a nota nas demais provas no próximo exame.
 
Até 2017, era possível receber a certificação do ensino médio também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, a certificação é feita somente por meio do Encceja.
 
O exame é aplicado tanto no Brasil e no exterior, por meio de parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.
 
As datas divulgadas referem-se ao exame nacional regular. Segundo o Inep, o cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade será divulgado posteriormente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - OVOS DA PÁSCOA NA REME
Prefeitura distribui mais de 800 ovos da páscoa a alunos da REME e programas sociais em Vicentina
ARTIGO DO DIA
ARTIGO: 'Depressão um elástico que te segura', Por Luciano Gazola
UNIGRAN - DOURADOS - INSCRIÇÕES
UNIGRAN abre inscrições para acadêmicos 'Minha Mãe Merece o Melhor', veja como participar
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Ministério Público abre processo seletivo para várias cidades de MS
UNIGRAN DOURADOS - FISIOTERAPIA
UNIGRAN: Aula com utilização de metodologias ativas é dada aos Alunos do 1º semestre de Fisioterapia
ATAQUE DE CIÚMES
Mulher ameaça funcionária de creche colocando faixa em praça
PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL
Abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil
DOURADOS - UNIGRAN
UNIGRAN e Invicto realizam oficina de culinária para bariátricos em Dourados
NOVO MODELO DE ENSINO
Governo Federal detalha regras do ensino domiciliar
UNIGRAN DOURADOS - PALESTRA
Na UNIGRAN, Palestra aborda depressão e risco de suicídio entre os profissionais da enfermagem