Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Vera recupera as nascentes em Glória de Dourados

17 Abr 2007 - 11h19

A prefeitura municipal de Gloria de Dourados, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico em parceria com produtores rurais, viabilizam terraceamento (curva de nível) para proteção e recuperação das nascentes, num projeto elaborado  aos  pequenos agricultores, atendendo uma área 426 hectares. Estas áreas fazem parte das microbacia das nascentes dos córregos Santo André e São Pedro na 5ª linha poente, córregos Dois de Julho e das Moças na 4ª linha poente e Córrego do Marcelo no travessão do Jatei, contemplando dezenas de pequenos agricultores em suas atividades de agricultura e pecuária.

 

A geologia de solo leve e a topografia elevada das terras do município levam a grande quantidade de nascentes. Estas nascentes tem uma grande importância para a manutenção das águas superficiais dos córregos e riachos de toda essa região, por isso, a grande preocupação da administração municipal na realização deste trabalho, pois na região há problemas históricos de erosão do solo e assoreamento das nascentes.

 

Para o secretario municipal de Desenvolvimento Econômico e técnico agrícola Samy Arfux de Figueiredo ”a marcação de curvas de nível para terraços de base de larga, 10 m, visa a segurança total na conservação do solo e destas nascentes”. “Esta é a primeira tecnologia agrícola que deve ser aplicada a qualquer área cultivada, em culturas anuais ou pastagens para qualquer tipo de solo e declive, pois, além do terraceamento, eliminar a maior fonte de problemas de degradação de solos, o terraceamento cria condições para a recuperação, e a fertilidade natural do solo”. Afirma o agrônomo Douglas Mochi e, justifica “Na medida que se evita o escorrimento da água sobre as culturas anuais e pastagens, mesmo em solos mais planos (1 % de declividade), aumenta a infiltração, diminui a lavagem do esterco do gado, adubos e dos restos vegetais, assim, reduzindo a lavagem dos nutrientes essenciais à manutenção da fertilidade do solo e a contaminação ambiental das águas superficiais por excesso de elementos químicos”.

 

O secretario municipal Valmir Dias dos Santos, lembra que a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a equipe técnica da AGRAER (antigo Idaterra), estão desenvolvendo estudos para a próxima fase como plantio de mudas de espécie nativas nas matas ciliares das nascentes para sua completa conservação. Para isso, estamos atendendo solicitação de prefeita Vera Baur,  na preparação do viveiro municipal de mudas  de espécies florestais e frutíferas.

 

A prefeita de Gloria de Dourados Vera Regina Dalcin Baur (PR), preocupada com os problemas que a erosão tem causado ao meio ambiente, principalmente no município,  o qual sua área compõem as microbacias das nascentes. “Por isso, estamos contemplando a conservação do meio ambiente, cumprindo mais uma das nossas propostas de governo e, dessa forma, estamos agindo em diversos setores do município em busca de melhores condições aos produtores rurais, tanto na geração de renda como na conservação ambiental”, finaliza Vera Baur.

 

 

 

 

Glória News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho