Menu
SADER_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Vera recupera as nascentes em Glória de Dourados

17 Abr 2007 - 11h19

A prefeitura municipal de Gloria de Dourados, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico em parceria com produtores rurais, viabilizam terraceamento (curva de nível) para proteção e recuperação das nascentes, num projeto elaborado  aos  pequenos agricultores, atendendo uma área 426 hectares. Estas áreas fazem parte das microbacia das nascentes dos córregos Santo André e São Pedro na 5ª linha poente, córregos Dois de Julho e das Moças na 4ª linha poente e Córrego do Marcelo no travessão do Jatei, contemplando dezenas de pequenos agricultores em suas atividades de agricultura e pecuária.

 

A geologia de solo leve e a topografia elevada das terras do município levam a grande quantidade de nascentes. Estas nascentes tem uma grande importância para a manutenção das águas superficiais dos córregos e riachos de toda essa região, por isso, a grande preocupação da administração municipal na realização deste trabalho, pois na região há problemas históricos de erosão do solo e assoreamento das nascentes.

 

Para o secretario municipal de Desenvolvimento Econômico e técnico agrícola Samy Arfux de Figueiredo ”a marcação de curvas de nível para terraços de base de larga, 10 m, visa a segurança total na conservação do solo e destas nascentes”. “Esta é a primeira tecnologia agrícola que deve ser aplicada a qualquer área cultivada, em culturas anuais ou pastagens para qualquer tipo de solo e declive, pois, além do terraceamento, eliminar a maior fonte de problemas de degradação de solos, o terraceamento cria condições para a recuperação, e a fertilidade natural do solo”. Afirma o agrônomo Douglas Mochi e, justifica “Na medida que se evita o escorrimento da água sobre as culturas anuais e pastagens, mesmo em solos mais planos (1 % de declividade), aumenta a infiltração, diminui a lavagem do esterco do gado, adubos e dos restos vegetais, assim, reduzindo a lavagem dos nutrientes essenciais à manutenção da fertilidade do solo e a contaminação ambiental das águas superficiais por excesso de elementos químicos”.

 

O secretario municipal Valmir Dias dos Santos, lembra que a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a equipe técnica da AGRAER (antigo Idaterra), estão desenvolvendo estudos para a próxima fase como plantio de mudas de espécie nativas nas matas ciliares das nascentes para sua completa conservação. Para isso, estamos atendendo solicitação de prefeita Vera Baur,  na preparação do viveiro municipal de mudas  de espécies florestais e frutíferas.

 

A prefeita de Gloria de Dourados Vera Regina Dalcin Baur (PR), preocupada com os problemas que a erosão tem causado ao meio ambiente, principalmente no município,  o qual sua área compõem as microbacias das nascentes. “Por isso, estamos contemplando a conservação do meio ambiente, cumprindo mais uma das nossas propostas de governo e, dessa forma, estamos agindo em diversos setores do município em busca de melhores condições aos produtores rurais, tanto na geração de renda como na conservação ambiental”, finaliza Vera Baur.

 

 

 

 

Glória News

Deixe seu Comentário

Leia Também

RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai