Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 20 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Veneno de marimbondo tem analgésico mais forte que morfina

17 Jul 2007 - 10h36

Uma molécula extraída do veneno do marimbondo-estrela (Polybia occidentalis) pode se tornar um analgésico mais potente do que a morfina. A descoberta saiu do trabalho de biólogos da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto que testaram em ratos o composto produzido pelo inseto.

Um estudo descrevendo o efeito da molécula isolada pelos cientistas já saiu na edição de junho do periódico "British Journal of Pharmacology" (www.nature.com/bjp). Batizada com a sigla T6Bk, a substância é um peptídeo (fragmento de proteína). Seu poder analgésico nos testes foi duas vezes maior que o da morfina.

"A substância [T6Bk] já era conhecida, mas identificamos a intervenção positiva no sistema nervoso central", disse Wagner Ferreira dos Santos, professor do Departamento de Biologia da USP de Ribeirão e orientador de Márcia Mortari, que pesquisou a substância em sua tese de doutorado. "É um resultado extremamente promissor no controle da dor."

Para comprovar a eficiência do T6Bk, Mortari fez testes para medir quanto calor os ratos suportavam quando estavam sob efeito da molécula. A uma temperatura de 55 C na cauda, o tempo esperado para o animal suportar a dor sem a droga era de até 3,5 segundos. Com a aplicação do T6Bk e da morfina, os animais agüentavam até 30 segundos. A diferença é que a dose do peptídeo do inseto foi menos que a metade da quantidade usada de morfina.

Antes de a molécula ser testada em humanos, porém, é preciso saber se seus efeitos colaterais não são piores que o da morfina, que causa dependência. "O próximo passo é estudar como a substância atua no sistema nervoso", diz Santos. "É trabalho para cinco, dez anos."

 

 

Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)