Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 18 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Vendas crescem e Brasil é 3º mercado de PCs no mundo

17 Mar 2007 - 05h20

Pesquisa da IDC Brasil informa que foram vendidos 7.046.000 computadores no Brasil em 2006, entre desktops e notebooks, um crescimento de 28,2% sobre as vendas de 2005. Os dados mostram que o Brasil é o terceiro maior mercado de PCs (desktops) no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China e na frente de países como Japão, Rússia e Índia. As vendas de notebooks cresceram 96,4%, graças, principalmente, à queda dos preços e às facilidades de financiamento.

Mesmo assim, diz a IDC, os notebooks ainda ocupam pequena parcela no universo dos PCs - 7,7%. "Foi interessante verificar que o notebook, antes um produto considerado de elite e corporativo, já virou commodity, podendo ser encontrado am qualquer loja de varejo. No ano passado, o notebook foi o escolhido nas compras do segundo micro, seja pela questão de mobilidade como de funcionalidade, espaço, etc", diz Reinaldo Sakis, analista sênior de PCs e Monitores da IDC Brasil. Do total de máquinas vendidas em 2006, 6.506.000 são desktops e 540 mil são notebooks.

Mercado cinza
O mercado cinza (computadores ilegais) continua em curva descendente. Este mercado ilegal chegou, em 2004, a 76%. Caiu pra 69% em 2005 e, em 2006 diminuiu ainda mais, chegando à marca de 50,8%. "O aumento de fabricantes locais, a estabilidade da moeda, os incentivos ficais e a facilidade no financiamento são os principais motivos para esta queda. Obviamente, uma ação mais expressiva da polícia federal nas fronteiras inibindo a importação ilegal também teve sua importância", diz Sakis. A diversidade de marcas disponíveis no mercado e a ampla variedade de formas de pagamento também têm importância na queda da participação do mercado cinza no País.

 

 

Terra

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESCARGA ELÉTRICA
Técnico de Rerigeração morre após sofrer choque ao manusear microondas
DOENÇA DO SÉCULO
Rapaz que se jogou da ponte do Rio Piquiri se despediu de amiga antes
COMOÇÃO
Jovem de 19 anos morre após contrair bactéria em parto
NOVELA GLOBAL
Josiane mata de novo em 'A dona do pedaço': saiba quem é a próxima vítima!
NOVELA GLOBAL
'A dona do pedaço': Maria da Paz conhece Gilda, que lhe vende mansão cara
ECLIPSE LUNAR
Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
BARBÁRIE
Moça de 22 anos é agredida até a morte após se negar a fazer sexo
COMOÇÃO
Jovem Lenara, filha de vice prefeito morre vitima de câncer
100 REMEDIOS
Ministério da Saúde suspende fabricação de 19 remédios;veja aqui a lista dos medicamentos cortados
ABANDONADA NO ALTAR
Morre jovem que casou sozinha após ser abandonada no altar