TASS_MOTORS
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 11 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
DELPHOS_FULL
17 de Março de 2007 05h20

Vendas crescem e Brasil é 3º mercado de PCs no mundo

Pesquisa da IDC Brasil informa que foram vendidos 7.046.000 computadores no Brasil em 2006, entre desktops e notebooks, um crescimento de 28,2% sobre as vendas de 2005. Os dados mostram que o Brasil é o terceiro maior mercado de PCs (desktops) no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China e na frente de países como Japão, Rússia e Índia. As vendas de notebooks cresceram 96,4%, graças, principalmente, à queda dos preços e às facilidades de financiamento.

Mesmo assim, diz a IDC, os notebooks ainda ocupam pequena parcela no universo dos PCs - 7,7%. "Foi interessante verificar que o notebook, antes um produto considerado de elite e corporativo, já virou commodity, podendo ser encontrado am qualquer loja de varejo. No ano passado, o notebook foi o escolhido nas compras do segundo micro, seja pela questão de mobilidade como de funcionalidade, espaço, etc", diz Reinaldo Sakis, analista sênior de PCs e Monitores da IDC Brasil. Do total de máquinas vendidas em 2006, 6.506.000 são desktops e 540 mil são notebooks.

Mercado cinza
O mercado cinza (computadores ilegais) continua em curva descendente. Este mercado ilegal chegou, em 2004, a 76%. Caiu pra 69% em 2005 e, em 2006 diminuiu ainda mais, chegando à marca de 50,8%. "O aumento de fabricantes locais, a estabilidade da moeda, os incentivos ficais e a facilidade no financiamento são os principais motivos para esta queda. Obviamente, uma ação mais expressiva da polícia federal nas fronteiras inibindo a importação ilegal também teve sua importância", diz Sakis. A diversidade de marcas disponíveis no mercado e a ampla variedade de formas de pagamento também têm importância na queda da participação do mercado cinza no País.

 

 

Terra

Comentários
Veja Também
TASS_300
LÉO_GÁS_300
LISTINHA_ONLINE
Últimas Notícias
  
MBO_SEGURANÇA_300
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.