Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 16 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Sesi prorroga as inscrições do Prêmio Construindo a Nação 2010

22 Jul 2010 - 08h03Por Fátima News com Assessoria

 

As escolas públicas e privadas interessadas devem se inscrever pelo site www.institutocidadania.org.br até o próximo dia 31 de agosto

 

 

O Sesi decidiu prorrogar de 31 de julho para 31 de agosto as inscrições da edição 2010 do Prêmio Construindo a Nação e as escolas interessadas em participar devem preencher a ficha disponível no site www.institutocidadania.org.br ou ainda pelo e-mail construindoanacao@institutocidadania.org.br. Realizado com o Instituto da Cidadania Brasil, CNI, Fiems e Cores da Fiems e tendo como parceiros o Consed e a Anhanguera, o prêmio visa estimular as escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.

 

 

Segundo a técnica de responsabilidade social do Sesi, Valéria Vasques, toda e qualquer escola de Ensino Fundamental, Médio ou EJA do Estado, legalmente constituída, podem participar da premiação. “As escolas, através de sua direção, deverão inscrever um único projeto de cidadania desenvolvido no ano de 2009 ou 2010 que já propicie condições de avaliação de resultados, mesmo que parciais. Os resultados serão divulgados no fim do mês de novembro deste ano e o evento de premiação será realizado no dia 3 de dezembro”, informou, explicando que, diferente dos anos anteriores, neste ano a premiação será realizada em dezembro e não no próximo ano.

 

 

O quesito básico para inscrição de um projeto é que ele desenvolva ações voltadas à cidadania e conte com a participação dos estudantes em todas as suas etapas. Ao apresentar o projeto, a escola deve ter todas as suas fases (estudo, concepção, diagnóstico e planos de ação) documentadas por meio de relatórios, pesquisas, documentação fotográfica, etc. Os temas escolhidos deverão ser obrigatoriamente vinculados à cidadania, podendo abordar situações internas à escola ou externas a ela, envolvendo comunidade local ou sociedade.

 

 

Premiação

 

 

O Prêmio, que reconhece as melhores práticas sociais em escolas, cresce a cada ano e já está presente em 23 Estados, mobilizando alunos e premiando centenas de instituições de ensino. Ainda segundo Valéria Vasques Pereira, o Prêmio vai oferecer bolsas de estudos de pós-graduação aos vencedores e curso de extensão universitária online para todas as escolas participantes.

 

 

“Os primeiros lugares serão contemplados pela Anhanguera Educacional com uma bolsa de estudo integral de especialização, as mesmas serão direcionadas às diretoras das escolas vencedoras em primeiro lugar dentro de cada categoria, a qual poderá repassar ao professor  por  ela  indicada”, detalhou a técnica de responsabilidade social do Sesi, acrescentando que as escolas inscritas também serão contempladas pela Anhanguera Educacional com ensino a distância (Gestão de Projetos), onde receberão um link de acesso.

 

 

Os melhores projetos serão publicados na revista “Cidadania nas Escolas do Brasil”, distribuídas no evento de premiação. Além disso, os trabalhos premiados serão publicados para divulgação nacional e internacional. “Ao se inscrever, a escola já estará concedendo este direito às Instituições organizadoras”, finalizou Valéria Vasques Pereira.

 

 

Ela lembrou que na edição de 2009 um total de 26 escolas se inscreveu em todo o Estado, mas apenas 16 entregaram os projetos dentro do prazo, estando, portanto, aptas a participar da seleção do Prêmio. Na categoria Ensino Fundamental, a vencedora foi a Escola Municipal Manoel Martins, de Ponta Porã, com o projeto “Escola o Beabá da Cidadania - O Caminho Certo a Seguir”, na categoria Ensino Médio o 1º lugar ficou com a Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda, de Ribas do Rio Pardo, com o projeto “Rio Pardo Vivo”, enquanto na categoria EJA a vencedora foi a Escola Municipal Francesco Battista Giobbi, de Sonora, com o projeto “Reutilizando e Mudando sua História”.

 

 

Serviço - As inscrições gratuitas podem ser realizadas no site www.institutocidadania.org.br ou ainda pelo e-mail construindoanacaosp@institutocidadania.org.br, sendo que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3389-9127

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade
REVOLTANTE
Filho é preso por ficar com aposentadoria e manter pais idosos morando em situação de miséria
BARBÁRIE
Nus e amarrados, corpos de três jovens são encontrados mortos em matagal