Menu
SADER_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Selo destaca 140 anos de boas relações entre o Brasil e o Canadá

11 Jul 2007 - 17h19
Foi lançado pelos Correios o selo comemorativo dos 140 Anos das Relações Brasil – Canadá. Neste ano, as representações diplomáticas canadenses no Brasil celebram 140 anos da primeira missão comercial; 60 anos do Consulado Geral do Canadá em São Paulo e 35 anos da Embaixada do Canadá em Brasília.
 
O Brasil tem sido, tradicionalmente, o maior parceiro comercial do Canadá na América do Sul. Os investimentos canadenses no país são estimados em aproximadamente 8 bilhões de dólares canadenses. Empresas canadenses estão presentes há mais de um século no Brasil, e é crescente o investimento de companhias brasileiras no Canadá.
 
O selo - No selo aparecem as bandeiras do Brasil e do Canadá sobre a reprodução da litografia “Meu Novo Acordeão”, da artista canadense, Napachie Pootoogook. A obra é um dos destaques da Isumavut, exposição do Museu da Civilização do Canadá que traz ao Brasil a arte de nove mulheres de origem inuit. Muitas mulheres inuits¹ tocavam acordeão, instrumento trazido para o norte pelos caçadores de baleias escoceses no final do século dezenove. Com dedos ágeis, um acordeão poderia inspirar os caçadores de baleia e os Inuits a dançar ao som de canções entusiasmadas até a madrugada.
 
Napachie Pootoogook lembra esse evento feliz de sua infância. Ela descreve seu novo instrumento como um caleidoscópio de cores, traduzindo o som de sua música em uma forma visual vibrante. Esta gravura integra a exposição de arte inuit Isumavut, que percorrerá diversas cidades brasileiras entre 2007 e 2008. Compondo a imagem do selo, na parte superior, destacam-se as bandeiras do Brasil e do Canadá. Foram utilizadas as técnicas de litografia e composição gráfica.
 
Inuits - Os Inuits são os povos autóctones que habitam o Ártico canadense e norte-americano, que vai do estreito de Bering ao leste da Groenlândia. Até recentemente, os estrangeiros chamavam os Inuits de “Esquimós”. “Inuit” significa simplesmente “povo”. Existem, aproximadamente, 40.000 Inuits no Canadá.
 
 
 
Fátima News
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho