Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 19 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Selo destaca 140 anos de boas relações entre o Brasil e o Canadá

11 Jul 2007 - 17h19
Foi lançado pelos Correios o selo comemorativo dos 140 Anos das Relações Brasil – Canadá. Neste ano, as representações diplomáticas canadenses no Brasil celebram 140 anos da primeira missão comercial; 60 anos do Consulado Geral do Canadá em São Paulo e 35 anos da Embaixada do Canadá em Brasília.
 
O Brasil tem sido, tradicionalmente, o maior parceiro comercial do Canadá na América do Sul. Os investimentos canadenses no país são estimados em aproximadamente 8 bilhões de dólares canadenses. Empresas canadenses estão presentes há mais de um século no Brasil, e é crescente o investimento de companhias brasileiras no Canadá.
 
O selo - No selo aparecem as bandeiras do Brasil e do Canadá sobre a reprodução da litografia “Meu Novo Acordeão”, da artista canadense, Napachie Pootoogook. A obra é um dos destaques da Isumavut, exposição do Museu da Civilização do Canadá que traz ao Brasil a arte de nove mulheres de origem inuit. Muitas mulheres inuits¹ tocavam acordeão, instrumento trazido para o norte pelos caçadores de baleias escoceses no final do século dezenove. Com dedos ágeis, um acordeão poderia inspirar os caçadores de baleia e os Inuits a dançar ao som de canções entusiasmadas até a madrugada.
 
Napachie Pootoogook lembra esse evento feliz de sua infância. Ela descreve seu novo instrumento como um caleidoscópio de cores, traduzindo o som de sua música em uma forma visual vibrante. Esta gravura integra a exposição de arte inuit Isumavut, que percorrerá diversas cidades brasileiras entre 2007 e 2008. Compondo a imagem do selo, na parte superior, destacam-se as bandeiras do Brasil e do Canadá. Foram utilizadas as técnicas de litografia e composição gráfica.
 
Inuits - Os Inuits são os povos autóctones que habitam o Ártico canadense e norte-americano, que vai do estreito de Bering ao leste da Groenlândia. Até recentemente, os estrangeiros chamavam os Inuits de “Esquimós”. “Inuit” significa simplesmente “povo”. Existem, aproximadamente, 40.000 Inuits no Canadá.
 
 
 
Fátima News
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto