Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Secretaria promove "Dia de Lazer e Saúde" em Vicentina

3 Mai 2007 - 09h03

 

A Prefeitura Municipal de Vicentina, através da Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando da Secretária Josiani de Oliveira Silva, Coordenadora dos Programas de Saúde da Família, Enfermeira Sílvia Tomas, PSF Rural, Coordenado pelo Dr. José Durando e Enfermeira Jussimara Garcia, desenvolveram na última semana, campanha de hipertensão arterial e vacinação dos idosos.

 

Com a participação dos agentes de saúde e auxiliares de enfermagem a comunidade participou de brincadeiras, danças, sorteio de prêmios, aferição de pressão, vacinação contra gripe e palestras sobre hipertensão arterial e dicas de qualidade de vida com a Fisioterapeuta Amanda Jorge.

 

Ressaltando a importância das atividades para o bem estar da 3ª idade e o acompanhamento da equipe multiprofissional para melhora da qualidade de vida dos nossos habitantes.

 

“A Hipertensão Arterial é um dos grandes problemas de saúde enfrentado pela população mundial. Uma das principais causas é o fator hereditário e a alimentação inadequada – exagero no sal e gordura; mas, há também outros fatores que causam e agravam a doença, como: sedentarismo; obesidade; tabagismo; alcoolismo e estresse. As principais conseqüências que a doença acarreta, são lesões arteriais, risco de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), arritmia cardíaca, danos renais e oculares. Por isso sempre preocupados com essa doença.” Diz Josiane Secretária de Saúde.

 

Por ser uma doença sem sintomas, a hipertensão muitas vezes só é diagnosticada em estado grave, porém, se tratada adequadamente, o risco de aparecimento de doenças vasculares é reduzido.

 

“É necessário buscar avaliação médica, para obter o diagnóstico e a orientação do tratamento adequado. Incluir atividades físicas no dia-a-dia, ter uma alimentação saudável sem exageros de sal, açúcar, gorduras, parar com fumo e álcool, contribuem para a prevenção da hipertensão e melhoria da qualidade de vida dos que já tem a doença.” Ressalta a Fisioterapeuta Amanda Jorge.

 

Participaram do Dia de Lazer e Saúde, Dr. José Durando – Médico Coordenador do PSF Rural, Enfermeira Jussimara Garcia, Fisioterapeuta Amanda Jorge, Coordenadora dos Programas de Saúde da Família Sílvia Tomas, Auxiliares: Sueli, Oliria e Bete, Agentes: Renan, Francisco, Claudete, Olga, Giliarde e Serviços Gerais: Marli e Rita. Colaborou Luciano Lima.

 

 

 

 

Fátima News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai