Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Secretária divulga relatório das gestantes com HIV/Aids

2 Dez 2004 - 10h21

A Secretaria de Estado de Saúde realizou um estudo retrospectivo do perfil das gestantes diagnosticadas para a infecção do HIV durante o pré-natal em Mato Grosso do Sul no período de 1997 a julho de 2004.

 

Há em vigor no Estado a Lei Estadual n° 2320 (Mato Grosso do Sul, 2001) que visa a obrigatoriedade do oferecimento do teste HIV/Aids à todas as gestantes, ou seja, o médico que atende a gestante no pré-natal é obrigado a solicitar, juntamente com os demais exames, o teste anti-HIV, caso a gestante tenha dado seu consentimento.

 

Muitas mulheres, apesar de terem realizado o pré-natal, chegam ao trabalho de parto sem terem sido aconselhadas e testadas para o HIV. Há, ainda, aquelas que apesar de terem sido testadas, não dispõem do resultado do teste e aquelas que sequer realizaram o pré-natal. Para essas mulheres, a única oportunidade de terem o acesso ao teste anti-HIV é no momento do parto, o que traz questionamento sobre aspectos éticos da realização do teste e do aconselhamento nesta situação.

 

Há evidências de que a maioria dos casos de transmissão vertical do HIV (cerca de 65%), ocorre mais tardiamente na gestação e, principalmente, durante o trabalho de parto e no parto propriamente dito. Posteriormente, se a mulher amamentar a criança, há ainda um risco adicional de, em média, 15% de transmissão do HIV por essa via.

 

Após análise da distribuição referente a idade das gestantes portadoras do HIV/Aids, verifica-se que a faixa etária predominante compreende entre os 20 e 29 anos de idade, com um total de 64,8% gestantes portadoras do HIV/Aids. Foi observado que 13,5% encontram-se na faixa etária entre 13 e 19 anos, cada vez mais atingindo adolescentes e mulheres jovens.

 

 A principal via de transmissão do HIV durante este estudo é a sexual, sendo 72,7% do total de gestantes. Verifica-se que em relação ao número de parceiros 31,4% tiveram parceiro único, gestante com multiparceiros foram 27% e parceira de usuário de drogas foram aproximadamente 14,3%. Quanto ao uso de drogas 4,1% das gestantes relataram ter este hábito e 0,3% foi transfundida. Verificou-se ainda que a percentagem de categoria de exposição ignorada foi de 22,9%.

 

No período de 1997 a julho de 2004, foram diagnosticados 70,7% durante a gestação, na hora do parto 9,7% e 14,5% dos diagnósticos foram feitos antes da gestação. Após o nascimento 1,5 destas gestantes ficaram sabendo do seu diagnósticos e 3,6% não foi possível obter os dados devido à falta dos mesmos na ficha de notificação de gestantes e crianças expostas, bem como de seus prontuários.

 

Foi observado que o início do tratamento com antiretrovirais (ARV) das gestantes portadoras do HIV/Aids 23,2% foi antes da 14ª semana de gravidez, já entre a 14ª e 27ª semana foram 26,5%, na 28ª semana foram 13%, da 29ª a 36ª semana foram 17,6% das gestantes. Destas 15,8% gestantes não fizeram o uso dos ARV e 3,9% foi ignorado este dado nas fontes de pesquisa.

 

Atualmente, sabe-se que o objetivo da profilaxia da transmissão vertical do HIV com medicamentos antiretrovirais é o de fazer com que a gestante infectada pelo HIV apresente a menor carga viral possível na hora do parto, diminuindo o risco da transmissão do HIV da mãe para filho.

 

Em nosso Estado, 75,2% das gestantes portadoras do HIV/Aids foram submetidas à cesariana eletiva, foram 15,1% de parto vaginal e 8,1% das gestantes tiveram parto cesariano de urgência. Não foi possível saber o tipo de parto de 1,6% gestante.

 

A distribuição da procedência das gestantes infectadas pelo HIV com incidência maior no interior do estado 59,4% do que na capital com 40,6% que demonstra a realidade da interiorização do HIV e a boa distribuição de recursos materiais e financeiros que dão condições de diagnóstico e rastreamento não só na capital, mas em todo o Estado.

 

 

Fátima News 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS