Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Rússia registra 3º caso de gripe aviária em 2007

4 Set 2007 - 14h14
 

A Rússia divulgou nesta terça-feira o terceiro surto do vírus H5N1 registrado no país neste ano após 410 aves morrerem em uma fazenda da região sul, mas o setor está preparado para enfrentar a doença.

Outras 414 aves foram sacrificadas e procedimentos rígidos de quarentena foram implementados em uma fazenda na região de Krasnodar por conta dos resultados positivos de testes que avaliaram a presença do vírus da gripe aviária nas aves mortas, afirmou o órgão russo de fiscalização sanitária para animais e plantas, Rosselkhoznadzor.

"É grave o suficiente para exigir medidas severas, incluindo a quarentena, para garantir que não haja disseminação", afirmou Alexei Alexeyenko, porta-voz da agência Rosselkhoznadzor. "Uma investigação está em andamento para determinar a fonte da infecção."

A variante H5N1 do vírus da gripe aviária é a mais contagiosa e foi responsável pelas mortes de aves na fazenda Lebyazhye-Chepiginskoye, localizada na mesma área em que foram encontradas aves domésticas mortas pela doença, em janeiro.

O segundo caso russo da gripe em 2007 aconteceu em fevereiro, quando diversos casos em cidades próximas a Moscou foram ligados ao mais conhecido mercado de animais da capital. A Rússia espera aumentar a produção de carne de aves em 16 por cento neste ano, para aproximadamente 1,8 milhão de toneladas, reduzindo a quantidade de importações no consumo doméstico.

Os produtores russos foram responsáveis por cerca de 53 por cento do consumo interno no ano passado. Dmitry Rylko, diretor-geral do Instituto para Estudos do Mercado Agrícola, disse que o tamanho da Rússia e a reação rápida do governo em casos de gripe aviária ofereciam aos criadores de aves proteção contra a doença.

"Estes casos se repetirão de tempos em tempos em diversas regiões do mundo, incluindo a Rússia", afirmou. "Na Rússia, a produção agrícola comercial em grande escala está bastante protegida (da gripe) por conta de boas medidas de quarentena e da baixa densidade da população de aves, mesmo no sul."

A maior produtora de aves da Rússia é a Cherkizovo, que no mês passado adquiriu a concorrente Chicken Kingdom por 143 milhões de dólares. A Rússia estimula um aumento na produção de aves em parte com a regulação das importações por meio de cotas de tarifas.

O volume de importações caiu 8,2 por cento no primeiro semestre de 2007, apesar dos preços altos elevarem o preço total para 419,1 milhões de dólares. Em agosto, a Rússia proibiu as importações de aves da Itália e da Alemanha após a descoberta de gripe aviária em fazendas dos dois países.

A doença infectou 320 pessoas, matando 193 delas, desde que surgiu novamente em Hong Kong, em 2003. A maior parte das mortes ocorreu na Ásia. A Rússia não registrou nenhum caso de humanos contaminados. A variedade H5N1 do vírus da gripe aviária é transmitido essencialmente entre aves.

A maior parte das ocorrências da doença em seres humanos remete a contato direto ou indireto com aves contaminadas. Especialistas temem que o vírus possa se modificar para uma forma que seja transmissível entre humanos.

 

Mìdia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda