Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Risco Brasil registra o menor valor desde 1997

18 Dez 2004 - 07h19
O nível de confiança do investidor estrangeiro no Brasil atingiu patamar recorde hoje nos mercados internacionais. A taxa de risco-país, calculada pelo banco JP Morgan, atingiu os 394 pontos no final da tarde deste sexta-feira, em queda de 1,5%. Trata-se de seu menor nível desde 22 de outubro de 1997, quando o mesmo indicador batia os 337 pontos.

O índice, denominado Embi (Emergente Market Bond Index), sinaliza na prática o nível de confiança dos investidores internacionais em relação à economia de um determinado país. Em termos de metodologia, representa a diferença entre as taxas de retorno (yeld) entre os títulos da dívida de um país emergente na comparação com títulos do tesouro americano, a referência para o mercado mundial de renda fixa.

A queda do risco também mostra que o mercado pede juros menores para aceitar a compra de títulos do Brasil. O indicador é importante porque facilita a captação de recursos por empresas e pelo governo brasileiro no exterior a um custo favorável.

Não por acaso, vários bancos brasileiros levantaram recursos no exterior por meio de operações inéditas: os papéis são indexados à moeda brasileira, e à taxas atrativas.

Ao mesmo tempo em que o risco cai, a cotação do título da dívida soberana brasileiro C-Bond sobe 0,12% enquanto o Global-40 avança 0,46%. Os dois papéis são os mais negociados do Brasil no exterior.

Desde o pico de 27 setembro de 2002 (2.443 pontos), com a desconfiança generalizada em mundial sobre os caminhos da economia brasileira, o Embi Brasil recuou 83,91%.

Para analistas, a trajetória do indicador reflete: a) a melhora generalizada dos números da economia brasileira, com destaque para o saldo recorde de transações correntes; b) o excesso de liquidez mundial e taxas de juros historicamente baixas nas principais economias do planeta, o que acarreta o desvio do fluxo de recursos para ativos dos mercados emergentes.

O quadro positivo, não apenas para o Brasil mas também para o restante dos emergentes, pode ser prejudicado por um aperto drástico da política monetária americana, leia-se, uma alta dos juros primários (Fed Funds). Nesse caso, os "global players" voltariam a carregar recursos para os ativos de "primeira linha" das economias mais desenvolvidas.

Por enquanto, analistas de instituições financeiras domésticas e internacionais não projetam um cenário de forte aperto monetário nos EUA, devido à desaceleração prevista para a economia mundial em 2005.

 

 

Folha Online


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS