Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 17 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Resultado do PIB mostra que economia se recuperou da crise financeira

3 Set 2010 - 15h10Por Agência Brasil

A economia brasileira já se recuperou da crise financeira e isso se reflete no crescimento expressivo de 8,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009, segundo avaliação do professor Ricardo Ismael, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Ao comentar o crescimento do PIB, divulgado hoje (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o professor disse que a alta do PIB demonstra o aquecimento da economia, mas também lembra que a base de comparação (primeiro semestre de 2009) estava retraída.

"O crescimento é muito expressivo e reflete a tendência verificada no primeiro trimestre [9%], que já mostrava uma forte recuperação do Brasil em relação a 2009. Agora, é verdade que, no ano passado o país teve uma queda no PIB e as taxas eram menores por causa da crise econômica mundial", afirmou.

Embora os investimentos no país (formação bruta de capital fixo), que cresceram 26,2% no semestre tenham puxado a alta do PIB, pela ótica da demanda, o professor Ricardo Ismael também lembra da importância da participação do consumo das famílias (8%).

"Essa retração do comércio internacional ainda afeta as exportações", avaliou, ainda em relação aos efeitos da crise no mercado . "Mas o consumo das famílias, no primeiro semestre estava muito forte, observamos isso antes da Copa do Mundo, com a compra de eletroeletrônicos".

Para o professor da PUC, o Brasil saiu da crise e, nesse ritmo, deve registrar um crescimento em 2010, de cerca de 7%. "Espera-se que, nos dois últimos trimestres, o crescimento seja um pouco menor do que nos dois primeiros. Com isso, na média, o PIB deve ser de 7%", disse o professor Ricardo Ismael.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat