Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Senador preso

Renan convocará Senado para discutir caso Delcídio

Constituição manda que Casa decida sobre caso em 24 horas

25 Nov 2015 - 13h39Por Uol

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) divulgou nota oficial afirmando que vai se encontrar com os líderes partidários e com a mesa diretora (vice-presidentes e secretários) da Casa para discutir a prisão do líder do governo na Casa, Delcídio Amaral (PT-MS), informa o repórter Jovem Pan em Brasília José Maria Trindade.

Após conversar com os líderes, Renan Calheiros vai convocar uma sessão plenária no Senado para discutir a prisão de Delcídio. Os senadores devem analisar as circunstâncias e a legalidade da prisão do colega parlamentar. Calheiros afirmou em entrevista coletiva há pouco que tinha informações de que o Supremo Tribunal Federal (STF) anteciparia a entrega das informações sobre a prisão ainda para esta tarde.

Calheiros surpreendeu nesta tarde e disse não ver prazo para que o Senado analise se mantém ou não Delcídio preso, em interpretação do artigo constitucional. O presidente da Casa se disse surpreso com a prisão do petista, uma vez que ainda não havia sido processo aberto contra o líder do governo*.

De acordo com a Constituição Federal (artigo 53, § 2º), quando um membro do Legislativo é preso (o que só pode ser feito em flagrante de crime inafiançável), "os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva (no caso, o Senado), para que, pelo voto da maioria de se membros, resolva sobre a prisão".

O entendimento inicial entre os senadores era de que o Senado não poderia revogar a prisão do STF, o que ainda não é certo. Mas haveria a possibilidade de os parlamentares pedirem ou decretarem que Delcídio Amaral fique sob custódia do Senado.

Ainda não se sabe com precisão o poder atribuído a cada um dos poderes do governo neste caso, uma vez que a prisão de um senador no exercício do poder é fato inédito no Brasil.

A nota do presidente do Senado foi elaborada após reunião realizada em caráter emergencial de Renan com diretores e técnicos jurídicos do Senado Federal na manhã desta quarta (25), na casa oficial do alagoano em Brasília. Uma das pessoas que Calheiros convocou para a reunião de emergência foi o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais. No informe do presidente da Casa, ele disse ter sido informado sobre a prisão do líder do governo no início da manhã pelo procurador-geral Rodrigo Janot.

A Polícia Federal terminou a busca e apreensão executada nos dois gabinetes do senador no 25º andar do prédio central do Senado. O maior deles, usado pela liderança do governo na Casa, já foi realizada. A Polícia Legislativa acompanha os trabalhos e o acesso pelos elevadores foi vetado.

Decisão judicial

A prisão de Delcídio foi aprovada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki a pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot. O ministro pediu que fosse convocada uma reunião extraordinária da segunda Turma do STF, responsável pela análise dos esquemas de corrupção na Petrobras.

Zavascki chegou a telefonar para o presidente do Supremo Ricardo Lewandowski, comunicando sobre a reunião extraordinário e também se reuniu com colegas da Turma de forma reservada.

Pela lei, um senador só pode ser preso em flagrante. A conversa gravada em que Delcídio prometia a proteção de Cerveró, gravada pelo filho deste, foi considerada um crime permanente de obstrução das investigações.

O ex-ministro do STF Carlos Ayres Britoo falou à Jovem Pan sobre a decisão inédita da Justiça.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho