Menu
CACAU SHOW FÁTIMA DO SUL 0
segunda, 21 de outubro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CIA DO BICHO
Brasil

Radionovela rural do Sebrae orienta empresário do campo

2 Mai 2007 - 10h54

Desenvolver junto aos produtores rurais de agricultura familiar noções básicas de gestão do negócio rural. Este é o principal objetivo do programa de rádio “A Gente Sabe, A Gente Faz – Rural”, produzido pelo Sebrae, com veiculação a partir do dia 7 de maio nas rádios sul-mato-grossenses e em todo o País.

 

De acordo com a interlocutora do programa em Mato Grosso do Sul, Edy Ponzini, a intenção é destacar a importância de uma boa gestão no pequeno negócio agrícola e as oportunidades de emprego e renda que o campo propicia. “Uma parcela significativa de pequenos produtores desconhece os mercados em que pode inserir sua produção e não planeja seu negócio a curto, médio e longo prazo”, avalia.

 

O programa vai repassar noções básicas de gestão do negócio rural que permitam ao agricultor entender como está organizada a produção agropecuária na sua propriedade – o quanto se produz, em quais condições, como e onde colocar à venda sua produção –, além de perceber a importância da cooperação na comercialização e como se planejar para obter crédito. “Com a orientação para a produção de produtos diferenciados visamos à minimização dos riscos de perda”, explica Ponzini.

 

Radionovela – È a primeira vez que o Sebrae utiliza o rádio como meio para disseminar a cultura empreendedora junto a quatro milhões de agricultores familiares em todo o Brasil.

Em formato de radionovela, o A gente sabe, a gente faz – Rural é apresentado em pequenas dramatizações de personagens, reportagens e entrevistas. Os personagens principais da novela são João e Eva Miriá, pequenos produtores rurais. Há também gerentes de banco e prefeitos, agricultores de assentamento, entre outros.

Quem dá o toque de bom humor e aproxima o programa do jeito de falar do produtor é o ator, apresentador e cantor Rolando Boldrin. Ele fala aos agricultores como se fossem compadres e velhos conhecidos. Por essa profunda identificação, Boldrin tornou-se conhecido nacionalmente, sendo uma das personalidades mais respeitadas no segmento rural.

 

 

Interatividade – Um dos pontos importantes do programa é a interação com o público. Após a radionovela é feita a seguinte pergunta: “Do que você ouviu no programa, o que foi mais útil para o seu trabalho?” Todos os que responderem à pergunta receberão certificados de participação e concorrerão a prêmios. Os ouvintes ainda serão estimulados a enviar cartas, dizendo o que aprenderam. Haverá também sorteios de camisetas e bonés pelas emissoras que estabeleceram parceria para promover o projeto com o Sebrae/MS.

Veiculação – o programa de rádio “A Gente Sabe, A Gente Faz” fica no ar até 29 de junho de 2007, de segunda à sexta-feira, com horários pela manhã e à tarde. Serão 40 programas educativos de 10 minutos cada. Serão veiculados em rádios de Aquidauana, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Costa Rica, Coxim, Dourados, Eldorado, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e regiões.

Os horários e as emissoras de veiculação em Mato Grosso do Sul estão disponíveis no site do Sebrae/MS (www.ms.sebrae.com.br).

 

Sebrae Responde Urbano – a partir do segundo semestre de 2007 começa no rádio a série “Sebrae Responde Urbano”, com 40 programas de três minutos cada, de segunda à sexta-feira, que versará sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A veiculação da séria acontece no período de 02 de julho a 24 de agosto.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Mulher desaparecida foi encontrada enterrada com braço para fora em canavial
TRAGEDIA NA RODOVIA
Violenta colisão entre caminhões mata os dois motoristas
ACIDENTE EM RIO
Barco com seis pessoas vira no Rio. Duas estão desaparecidas
TRISTEZA
Populares encontram corpo de criança desaparecida dentro de córrego
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Reforma da Previdência dos militares pode aumentar salários em até 75%
CENTENÁRIO
Aos 92 anos, Cid Moreira participa de festa pelo centenário de Orlando Drummond
POLEMICA
Sobrinho-neto do pastor Malafaia diz que família o mandou para cura gay: 'Um terror psicológico'
DOENÇA DO SÉCULO
Nego do Borel passa a limpo polêmicas em que se envolveu: Deus não me deixou entrar em depressão
MS FORTE
MS sobe duas posições no Ranking da Competitividade e é 2º em crescimento no cenário nacional
NOVELA GLOBAL
A Dona do Pedaço: Maria da Paz dá rasteira em Fabiana