Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 21 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Quase metade dos brasileiros faz hora extra ou tem dois empregos

19 Mai 2007 - 05h15

Para aumentar a renda familiar quase metade da população economicamente ativa do Brasil ou anda fazendo muita hora extra, ou já tem mais de um emprego. Uma recente pesquisa sobre o mercado de trabalho no país feita da Universidade de Campinas (Unicamp) mostra que 4,2 milhões de brasileiros têm dupla ou tripla jornada. A procura pelo segundo emprego cresceu 57% nos últimos seis anos.

Tome-se o caso da professor Luciana Barbosa, que chega a trabalhar 17 horas por dia. Além de ensinar, ela promove festas e ainda grava comerciais para uma rádio. O corpo já dá sinais da sobrecarga. “Eu já parei no hospital com o rim meio paradinho, já dei convulsão, meu metabolismo não ficou legal durante muito tempo porque eu como muito pouco”, conta.

 

 Renda diminui

Segundo o responsável pela pesquisa, o economista Márcio Pochmann, de 1999 a 2005 foram criados 21 milhões de empregos no país com remuneração inferior a dois salários mínimos e eliminados 6 milhões de postos de trabalho que pagavam mais. Saldo: 15 milhões de novos empregos com baixos salários.

 

“Nós temos perdido na renda do trabalho justamente porque o tipo de ocupação que vem sendo gerada no Brasil são, de forma geral, ocupações de baixa remuneração. De tal forma que os ganhos de produtividade que são gerados para o país terminem não sendo repassados para essas vagas que estão sendo geradas”, explica o economista.

A pesquisa mostra ainda que sete milhões de aposentados e pensionistas continuam trabalhando. O mesmo levantamento constata que poderiam ser criados quatro milhões e meio de empregos no país se os trabalhadores não fizessem tantas horas extras e dupla jornada.

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos