Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
Brasil

PSOL faz hoje em Brasília ato público pela cassação de Renan

14 Ago 2007 - 09h14
O PSOL fará hoje um ato público para apresentar um abaixo-assinado com 60 mil assinaturas recolhidas em todo o País pedindo a cassação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O evento está marcado para ocorrer em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Depois da manifestação, o documento será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e ao presidente da Mesa Diretora, senador Tião Viana (PT-AC). "Sem a pressão das ruas, vai ter pizza", disse o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).

Para ele, o documento é importante para pressionar o Conselho de Ética a encaminhar o pedido de cassação para ser votado no Plenário. "Eu achava que a Câmara era corporativista, mas estou vendo que no Senado, com aquela aura de Casa de Cavalheiros, o que impera é a política do compadrio", afirmou o deputado. Durante os últimos 20 dias, militantes do PSOL recolheram assinaturas pedindo a cassação de Calheiros.

O Rio foi o Estado onde foi recolhido o maior número: 20 mil. Para o deputado do PSOL, o Conselho de Ética deve recomendar a cassação de Renan Calheiros, mas, como tem boas relações no Planalto, ele conseguirá manter o mandato de senador. "Ele é extremamente bem relacionado, está sempre próximo dos poderosos e hoje é o homem de confiança do (presidente Luiz Inácio) Lula (da Silva). A manutenção do voto secreto, cujo fim até hoje não foi colocado em pauta no Senado, é mais um entrave para conseguir a cassação de Calheiros", avaliou Alencar.

Parlamentares de outros partidos de oposição, como os deputados federais Fernando Gabeira (PV) e Luiza Erundina (PSB-SP), também devem participar do protesto. Para Gabeira, o presidente do Senado entrou num processo de ameaçar outros parlamentares com indiretas ou revelações de negociatas. "Não estou vendo nenhum resultado, vejo como um ato de desespero", classificou.

O deputado do PV citou os colegas Agripino Maia (DEM-RN), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Jefferson Péres (PDT-AM) como os mais recentes alvos de Calheiros. Para Gabeira, é preciso que os senadores de oposição entrem em sintonia logo e obstruam a votação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

 

 

Mídia Max

Leia Também

PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C
Luto em Fátima do Sul
Faleceu o radialista e artista de circo João Ramão da Silva Cuno, o querido gaúcho
Ajude
Família busca ajuda para criança autista com suspeita de síndrome rara e obesidade mórbida
VICENTINA - SUSTO - SÃO JOSÉ
Em Vicentina, temporal devasta o distrito de São José moradores enfrentam perdas e desespero
ALTA MÉDICA
Recém-nascido abandonado em sacola recebe alta de hospital

Mais Lidas

VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente