Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Projeto Aprisco será lançado amanhã em Ponta Porã

14 Mar 2007 - 13h18

Nesta quinta-feira, dia 15 de março, será lançado o Projeto Aprisco no município de Ponta Porã, fruto de parceria entre Sebrae em Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural.

 

Este será o segundo núcleo do Projeto Aprisco no Estado, sendo o primeiro instalado em Anaurilândia. Através do projeto, o Sebrae trabalha com os produtores a parte de produção, gestão e mercado. “A intenção é fazer com que os produtores formem um núcleo e se especializem para ter uma redução dos custos e oferecer um produto com uma qualidade melhor, que atenda as exigências do mercado, aproveitando a carne, as vísceras e a lã”, afirma o gestor do projeto no Estado, Marcus Rodrigo de Faria.

 

Marcus ressalta que através do projeto, o grupo de produtores terá a oportunidade de receber o acompanhamento gerencial e tecnológico de um Agente de Desenvolvimento Rural (ADR), a partir de visitas mensais na propriedade. “O ADR vai orientar o produtor quanto ao manejo, sanidade, alimentação, parte gerencial, através dos custos de produção, visando ter um produto com melhor qualidade de carcaça, escore corporal, um produto mais valorizado no mercado”.

O lançamento do Projeto Aprisco será amanhã, dia 15 de março, às 10 horas, na sede do Sindicato Rural de Ponta Porã. “O município é um pólo de destaque em Mato Grosso do Sul, pois tem no clima um dos seus maiores aliados”, destaca a coordenadora do Posto Avançado de Ponta Porã, Dixie Carolina Croskey.

 

 

Projeto

 

O Projeto Aprisco foi criado pelo Sebrae Nacional há pouco mais de dois anos, com o objetivo de desenvolver a criação de cabras, bodes e ovelhas no nordeste brasileiro, região que concentra 69% do rebanho nacional. O Sebrae no Mato Grosso do Sul aderiu ao projeto em agosto de 2004, e utilizou a concepção do Projeto Aprisco desenvolvido no Nordeste, mas com adaptações para a realidade local.

 

De acordo com dados do IBGE, o rebanho de ovinos no Brasil está estimado em 16,5 milhões de cabeças, a atividade apresentou um aumento de 6,5% relacionado ao ano passado. Na região Centro-Oeste de 1996 a 2005, a produção cresceu cerca de 46,7%, sendo que Mato Grosso do Sul apresenta o maior rebanho da região, com cerca de 700 mil cabeças (54,6%).
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação