TASS_MOTORS
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 15 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
DELPHOS_FULL
14 de Março de 2007 13h18

Projeto Aprisco será lançado amanhã em Ponta Porã

Nesta quinta-feira, dia 15 de março, será lançado o Projeto Aprisco no município de Ponta Porã, fruto de parceria entre Sebrae em Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural.

 

Este será o segundo núcleo do Projeto Aprisco no Estado, sendo o primeiro instalado em Anaurilândia. Através do projeto, o Sebrae trabalha com os produtores a parte de produção, gestão e mercado. “A intenção é fazer com que os produtores formem um núcleo e se especializem para ter uma redução dos custos e oferecer um produto com uma qualidade melhor, que atenda as exigências do mercado, aproveitando a carne, as vísceras e a lã”, afirma o gestor do projeto no Estado, Marcus Rodrigo de Faria.

 

Marcus ressalta que através do projeto, o grupo de produtores terá a oportunidade de receber o acompanhamento gerencial e tecnológico de um Agente de Desenvolvimento Rural (ADR), a partir de visitas mensais na propriedade. “O ADR vai orientar o produtor quanto ao manejo, sanidade, alimentação, parte gerencial, através dos custos de produção, visando ter um produto com melhor qualidade de carcaça, escore corporal, um produto mais valorizado no mercado”.

O lançamento do Projeto Aprisco será amanhã, dia 15 de março, às 10 horas, na sede do Sindicato Rural de Ponta Porã. “O município é um pólo de destaque em Mato Grosso do Sul, pois tem no clima um dos seus maiores aliados”, destaca a coordenadora do Posto Avançado de Ponta Porã, Dixie Carolina Croskey.

 

 

Projeto

 

O Projeto Aprisco foi criado pelo Sebrae Nacional há pouco mais de dois anos, com o objetivo de desenvolver a criação de cabras, bodes e ovelhas no nordeste brasileiro, região que concentra 69% do rebanho nacional. O Sebrae no Mato Grosso do Sul aderiu ao projeto em agosto de 2004, e utilizou a concepção do Projeto Aprisco desenvolvido no Nordeste, mas com adaptações para a realidade local.

 

De acordo com dados do IBGE, o rebanho de ovinos no Brasil está estimado em 16,5 milhões de cabeças, a atividade apresentou um aumento de 6,5% relacionado ao ano passado. Na região Centro-Oeste de 1996 a 2005, a produção cresceu cerca de 46,7%, sendo que Mato Grosso do Sul apresenta o maior rebanho da região, com cerca de 700 mil cabeças (54,6%).
 
 
 
Fátima News
Comentários
Veja Também
SADER_LATERAL
MBO_SEGURANÇA_300
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
Últimas Notícias
  
FARMÁCIA_CENTROFARMA_300
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.