Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Produção industrial cai em dez de 14 regiões pesquisadas

12 Jun 2007 - 05h50

A produção industrial registrou queda em dez das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em abril ante março, na série com ajuste sazonal, segundo divulgado nesta segunda-feira. Todas as áreas com redução na produção tiveram taxas abaixo da média nacional - de -0,1%, divulgada na semana passada -, com destaque para Goiás (-4%) e Espírito Santo (-3%) com as quedas mais acentuadas.

Entre as áreas que tiveram ampliação da produção, o Rio Grande do Sul (2,9%) e o Rio de Janeiro (0,8%) alcançaram as taxas mais expressivas, enquanto Santa Catarina e São Paulo (ambas com 0,1%) "praticamente repetem" o patamar de produção do mês anterior .

Na comparação com abril do ano passado o resultado foi bem diferente e apontou crescimento em dez das 14 regiões investigadas. Nesse indicador (no qual o resultado na média nacional foi de 6%), os destaques positivos ficaram com o Rio Grande do Sul (16,1%) e o Paraná (13,2%).

Com expansão acima da média nacional estiveram ainda Minas Gerais (9,7%), Santa Catarina (8,7%) e Pernambuco (6,5%). Também com resultados positivos, porém abaixo do crescimento do País, aparecem: São Paulo (4,7%), Rio de Janeiro (4,5%), Amazonas (3,6%), Espírito Santo (2,1%) e Pará (1,3%).

Entre os locais que apresentaram quedas , as reduções mais acentuadas ocorreram em Goiás (-3,1%) e na Bahia (-6,7%).

São Paulo - A produção da indústria de São Paulo, em abril, ficou "praticamente estável" frente ao mês imediatamente anterior, já descontadas as influências sazonais, repetindo o desempenho de março, quando apresentou variação zero. O Estado responde por cerca de 40% da produção do País.

Na comparação com abril de 2006, a indústria paulista registrou a quarta taxa positiva consecutiva nesse indicador. No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano houve crescimento de 3,4% e em 12 meses, de 3,2%.

Segundo o documento de divulgação do IBGE, na comparação com abril do ano passado houve predomínio de resultados positivos, que atingem 17 das 20 atividades pesquisadas no Estado, enquanto que em março eram 12 as que cresciam nesta comparação.

As principais contribuições positivas vieram de máquinas e equipamentos (16,6%), setor associado à produção de bens de capital , máquinas para escritório e equipamentos de informática (51,7%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (14,4%).

Já os impactos negativos vieram de refino de petróleo e produção de álcool (-5,1%), máquinas , aparelhos e materiais elétricos (-6,1%) e edição e impressão (-2,2%).

Agência Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho