Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Polícia desbarata quadrilha de roubo de caminhões no Paraná

5 Jun 2007 - 06h00
As polícias Militar e Civil do Paraná, com apoio do Ministério Público Estadual, prenderam nesta segunda-feira, 4, 28 pessoas acusadas de roubo de caminhões e cargas, financiamentos fraudulentos, desmanche e remontagem ilegal de veículos roubados para revenda. A Operação Sudoeste desenvolveu-se em vários municípios da região sudoeste do Paraná, em Jaraguá do Sul (SC), Ribeirão Preto e Assis (SP) e Brasília.

Entre os presos estão o advogado de Santo Antônio do Sudoeste Túlio Marcelo Bandeira Denig, apontado pela polícia como líder da quadrilha, e o presidente da Câmara de Vereadores de Realeza, Geverson Tonello (DEM).

Também foram cumpridos 47 mandados de busca e apreensão. A polícia estima que, mensalmente, a quadrilha movimentava pelo menos R$ 500 mil com roubos e transações financeiras. A quadrilha era formada por "células" que agiam em diferentes Estados.

"Existia uma célula responsável por receber encomendas, outra por despachar a encomenda para que o caminhão ou carga fossem roubados, outra específica para desmanchar o veículo, apagar os sinais identificadores e montar outro caminhão", disse o delegado Luis Gilmar da Silva.

Além disso, havia grupos especializados em cuidar da documentação falsa e para a lavagem de dinheiro. "Era um grande esquema em que todos ganhavam dinheiro", acentuou o delegado.

Para a polícia, o núcleo estava no Paraná e era comandado pelo advogado Denig. A partir de encomendas de veículos ou cargas é que eles agiam. Normalmente, os motoristas eram mantidos em cativeiro por até 48 horas, período em que o veículo era desmontado.

"Os motoristas ficavam amarrados, sofriam ameaças psicológicas e só eram liberados depois que os bandidos tivessem a certeza de que o caminhão desmontado não seria mais encontrado", disse o delegado. Pela denúncia, a quadrilha usava documentos de caminhões sinistrados que não tiveram baixa no Departamento de Trânsito para esquentar os veículos remontados.

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil acompanhou a prisão do advogado e as diligências em seu escritório. O advogado que defende Denig não foi encontrado em seu escritório no município de Barracão na tarde desta segunda.

A Câmara Municipal de Realeza não soube informar quem estava defendendo Tonello, que é acusado de ser o mandante do assalto a um caminhão que transportava malotes com cheques. De acordo com a polícia, os cheques foram depositados em sua conta particular.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS