Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

PMDB assume comando do Conselho de Ética do Senado

28 Jun 2007 - 14h54
 

O PMDB assumiu ontem o controle do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. Por 9 votos a 6 o senador Leomar Quintanilha (TO) derrotou o tucano Arthur Virgílio (AM) na disputa pela presidência do Conselho. O único ausente foi o senador Jefferson Péres (PDT-AM). Com apoio dos demais partidos da base governistas, barrou a estratégia do PSDB para a condução do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) pelo receio de entregar à oposição o futuro do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) - e de outros pemedebistas que forem acusados nos próximos dois anos.

O PSDB havia proposto, publicamente, Virgílio, para a presidência do conselho e Aloizio Mercadante (PT-SP), relator do processo contra Renan. A proposta provocou alvoroço entre os partidos. O PMDB reagiu lançando Quintanilha, para presidir o Conselho. A sessão foi presidida pelo Adelmir Santana (DEM-DF). 

Mercadante aceitaria se houvesse acordo entre PSDB e PT. Como não houve, Virgílio acabou indicando o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que manifestou surpresa com a indicação. Quintanilha indicou o senador Renato Casagrande (PSB-ES), governista e um dos mais respeitados integrantes do Conselho. 

Apesar de minoritário, o PSDB avaliava que precisava assumir posição mais ofensiva na crise, principalmente por sua pretensão de vencer a eleição presidencial de 2010. Concluira que a sociedade não entende a posição tímida dos tucanos frente à crise. Por outro lado, o PSDB se viu forçado a dar um passo avante, já que, na véspera, o Democratas tomou decisão mais radical, defendendo o afastamento de Renan da mesa do Senado e o aprofundamento das investigações. 

Formalmente, o argumento apresentado pelo PSDB para lançar a idéia, era que a gravidade da crise exigia que as lideranças assumissem mais responsabilidade. E, conseqüentemente, para salvar a imagem do Senado, profundamente desgastada . 

A solução não desagradou a Renan. O peso político do líder tucano e do petista daria legitimidade a uma eventual absolvição do presidente do Senado. Renan tem ótimas relações com Virgílio e Mercadante, ambos cautelosos em relação ao seu julgamento. Ganharia força a tese de restringir o julgamento do conselho apenas ao decoro parlamentar, encaminhando para o Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação de questões criminais. O STF é o foro responsável por julgar parlamentares acusados de crimes comuns. 

O PMDB, no entanto, que tem direito a ocupar a presidência do conselho por ser a maior bancada, recusou o acordo. Poderia ser a saída momentânea para a crise, mas sinal de dificuldades no futuro, e não só com relação a Roriz. À noite, ainda se negociava uma solução para viabilizar Virgílio, que entraria no lugar de um dos outros dois tucanos que integram o conselho, Marconi Perillo (GO) ou Marisa Serrano (MS). 

Renan e senadores do PT estiveram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, separadamente, pela manhã. Segundo relato de Renan a aliados, Lula teria concordado que a crise no Senado foi partidarizada e que a oposição vê uma janela de oportunidade para eleger o sucessor. Renan, segundo aliado, disse que foi chamado por Lula. De acordo com o Planalto, o senador é que pediu a conversa com o presidente. 

O fato é que Lula se move com cuidado, pois o Planalto não tem certeza de que Renan não vai sobreviver. Além disso, deve muito ao aliado. "O Renan é um aliado de peso, eles nos ajudou muito, inclusive em momentos em que o governo estava no chão, em crise", lembrou um ministro do núcleo decisório do governo. "O governo não vai colocá-lo no colo, mas também não vai jogá-lo ao mar", disse outro auxiliar do presidente. 

O caos instalado ontem no Senado, após a renúncia do presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC) evidenciava mais do que nunca o constrangimento com a permanência de Renan na presidência. Diante do pemedebista, Jarbas Vasconcelos (PE) voltou a defender sua renúncia do cargo. 

"Pedi o afastamento do presidente Renan Calheiros para não nos causar o constrangimento que causa hoje", afirmou Jarbas, em aparte a Sibá, que, da tribuna, justificava sua renúncia. O petista afirmou ter ficado sozinho, assumindo uma responsabilidade da Casa. Disse que o processo "foi contaminado por interesses que vão além do objeto da representação". E afirmou que sua "humildade e lealdade nunca deverão ser confundidas com subserviência", deixando claro ter sofrido pressão. "O Senado está indo para o imponderável. Como instituição, está-se estrangulando. O que não pode é ficar sangrando e, mais do que isso, fedendo. O Congresso não pode mergulhar mais na lama em que já se encontra", disse Jarbas. 

Representação do P-SOL pediu que o conselho investigasse se Renan quebrou o decoro parlamentar por fazer pagamentos à Mônica Veloso por meio de Cláudio Gontijo, funcionário da Mendes Júnior. A suspeita levantada é que o pemedebista poderia ter se beneficiado de recursos de Gontijo ou da empresa. Documentos apresentados por Renan para comprovar sua capacidade de arcar com a despesa foram periciados pela Polícia Federal, que apontou inconsistências como notas frias. 

Antes da eleição no Conselho foram divulgadas, pelo Jornal Nacional, novas gravações entre Renan e a jornalista Mônica Veloso. 

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação