SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 21 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
16 de Dezembro de 2004 10h26

Pesquisa mostra inseto como indicador de qualidade da água

Insetos aquáticos indicadores de qualidade da água do Córrego Montalvão no Município de Maracaju, de autoria de Márcio Jorge Manoel Pinto será defendida amanhã, sexta-feira (17), às 14h, no auditório do bloco III da UNIDERP. A dissertação, do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UNIDERP, teve como orientador o prof. Dr. Sílvio Fávero.

O trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água do Córrego Montalvão, localizado no município de Maracaju ? MS, utilizando-se de insetos como indicadores em quatro pontos previamente demarcados: na nascente do córrego, após uma suinocultura e antes e após o perímetro urbano.

As amostras foram coletadas mensalmente de junho a novembro de 2003. Para a análise da qualidade da água foram utilizadas variáveis físicas, químicas e biológicas, na qual foram analisadas: Demanda Bioquímica de Oxigênio(DBO), Oxigênio Dissolvido(OD), Potencial Hidrogenionico( pH), condutividade, velocidade da água, vazão e temperatura da água, além das famílias de insetos aquáticos.

Márcio afirma que conforme os dados obtidos, a nascente apresentou os melhores índices biológicos, apresentando um total de 17 famílias entre os dois períodos sazonais, a passo que o ponto situado após o perímetro urbano, apresentou 4. Já os pontos da suinocultura e antes do perímetro urbano apresentaram, respectivamente 16 e 15 famílias.

O que se observou em decorrências das variáveis biológicas, físicas e
químicas, foi um declínio da qualidade da água com a proximidade do perímetro urbano, onde a água da nascente se apresentou com a melhor qualidade.

Comparando o número de famílias e espécimes encontrados na nascente e na região após o perímetro urbano, ficou constatada a diminuição de biodiversidade após a passagem da água do córrego pela área urbana, demonstrando a influencia negativa da ação antrópica durante o processo de urbanização. Já os pontos da suinocultura e antes do perímetro urbano se apresentaram em um estágio intermediário, com a qualidade da água entre o da nascente e após o perímetro urbano, a ponto de indicar alguns índices de contaminação.
 
 
 
MS Notícias
Comentários
Veja Também
LÉO_GÁS_300
FORTALEZA
Nossa_Lojas
Últimas Notícias
  
Nossa_Lojas
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.