Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Pesquisa mostra inseto como indicador de qualidade da água

16 Dez 2004 - 10h26
Insetos aquáticos indicadores de qualidade da água do Córrego Montalvão no Município de Maracaju, de autoria de Márcio Jorge Manoel Pinto será defendida amanhã, sexta-feira (17), às 14h, no auditório do bloco III da UNIDERP. A dissertação, do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UNIDERP, teve como orientador o prof. Dr. Sílvio Fávero.

O trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água do Córrego Montalvão, localizado no município de Maracaju ? MS, utilizando-se de insetos como indicadores em quatro pontos previamente demarcados: na nascente do córrego, após uma suinocultura e antes e após o perímetro urbano.

As amostras foram coletadas mensalmente de junho a novembro de 2003. Para a análise da qualidade da água foram utilizadas variáveis físicas, químicas e biológicas, na qual foram analisadas: Demanda Bioquímica de Oxigênio(DBO), Oxigênio Dissolvido(OD), Potencial Hidrogenionico( pH), condutividade, velocidade da água, vazão e temperatura da água, além das famílias de insetos aquáticos.

Márcio afirma que conforme os dados obtidos, a nascente apresentou os melhores índices biológicos, apresentando um total de 17 famílias entre os dois períodos sazonais, a passo que o ponto situado após o perímetro urbano, apresentou 4. Já os pontos da suinocultura e antes do perímetro urbano apresentaram, respectivamente 16 e 15 famílias.

O que se observou em decorrências das variáveis biológicas, físicas e
químicas, foi um declínio da qualidade da água com a proximidade do perímetro urbano, onde a água da nascente se apresentou com a melhor qualidade.

Comparando o número de famílias e espécimes encontrados na nascente e na região após o perímetro urbano, ficou constatada a diminuição de biodiversidade após a passagem da água do córrego pela área urbana, demonstrando a influencia negativa da ação antrópica durante o processo de urbanização. Já os pontos da suinocultura e antes do perímetro urbano se apresentaram em um estágio intermediário, com a qualidade da água entre o da nascente e após o perímetro urbano, a ponto de indicar alguns índices de contaminação.
 
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAUDE
Mulher dá a luz em calçada no Cajuru
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
RELIGIÃO
Padre é flagrado dando tapa em criança durante batismo
APOCALIPSE
André (Sidney Sampaio) é assassinado por Ricardo (Sérgio Marone)
DEMORA
Diesel cai R$ 0,62 em distribuidoras e apenas R$ 0,32 nos postos de MS
Brasil
Terceiro homem que assediou russa na Copa diz que “estão transformando um copo d’água em uma tempestade”
‘Alta Pressão’
Exército deflagra Operação para fiscalizar armamento e reduzir desvios para o comércio ilegal
COLÉGIO DELPHOS - BOLSAS DE ESTUDOS
Colégio Delphos Nota 10 oferece provas para bolsas de estudos neste sábado em Dourados
UNIPAR - EAD - DOURADOS
Unipar EAD com pós-graduação e 25 cursos a distância com mensalidade acessíveis agora em Dourados
PENSÃO ALIMENTÍCIA
Genro de Silvio Santos é procurado por Policia Federal após mandado de prisão