Menu
SADER_FULL
sábado, 22 de setembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Pesquisa mostra inseto como indicador de qualidade da água

16 Dez 2004 - 10h26
Insetos aquáticos indicadores de qualidade da água do Córrego Montalvão no Município de Maracaju, de autoria de Márcio Jorge Manoel Pinto será defendida amanhã, sexta-feira (17), às 14h, no auditório do bloco III da UNIDERP. A dissertação, do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UNIDERP, teve como orientador o prof. Dr. Sílvio Fávero.

O trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água do Córrego Montalvão, localizado no município de Maracaju ? MS, utilizando-se de insetos como indicadores em quatro pontos previamente demarcados: na nascente do córrego, após uma suinocultura e antes e após o perímetro urbano.

As amostras foram coletadas mensalmente de junho a novembro de 2003. Para a análise da qualidade da água foram utilizadas variáveis físicas, químicas e biológicas, na qual foram analisadas: Demanda Bioquímica de Oxigênio(DBO), Oxigênio Dissolvido(OD), Potencial Hidrogenionico( pH), condutividade, velocidade da água, vazão e temperatura da água, além das famílias de insetos aquáticos.

Márcio afirma que conforme os dados obtidos, a nascente apresentou os melhores índices biológicos, apresentando um total de 17 famílias entre os dois períodos sazonais, a passo que o ponto situado após o perímetro urbano, apresentou 4. Já os pontos da suinocultura e antes do perímetro urbano apresentaram, respectivamente 16 e 15 famílias.

O que se observou em decorrências das variáveis biológicas, físicas e
químicas, foi um declínio da qualidade da água com a proximidade do perímetro urbano, onde a água da nascente se apresentou com a melhor qualidade.

Comparando o número de famílias e espécimes encontrados na nascente e na região após o perímetro urbano, ficou constatada a diminuição de biodiversidade após a passagem da água do córrego pela área urbana, demonstrando a influencia negativa da ação antrópica durante o processo de urbanização. Já os pontos da suinocultura e antes do perímetro urbano se apresentaram em um estágio intermediário, com a qualidade da água entre o da nascente e após o perímetro urbano, a ponto de indicar alguns índices de contaminação.
 
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSALTANTE
Preso confessou que matou a ex em cela da cadeia
DISPUTA ACIRRADA
Nova pesquisa mostra empate técnico entre Haddad e Bolsonaro
SELEÇÃO BRASILEIRA
Gabriel Jesus retorna para a Seleção
LOTERIA
Mega-Sena acumula novamente e pode pagar prêmio de R$ 22 milhões
HORÁRIO DE VERÃO 2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
EDUCAÇÃO
‘Desejo continuar com a minha profissão, mas temo pela minha vida’, diz professor agredido em aula
SOB INVESTIGAÇÃO
Jovem é encontrada morta dentro do quarto e esposo está desaparecido
MORTE NO DETRAN
Jovem sofre parada cardíaca durante prova para tirar CNH
REALITY SHOW
‘A fazenda’: conheça os 16 participantes da nova edição
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta é presa por causa de armação de Luzia