Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 24 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

MS tenta conseguir recursos para implantar Nota Fiscal Eletrônica

5 Jul 2007 - 11h04

Os estados brasileiros e a Receita Federal estão desenvolvendo um planejamento para modernizar e interligar os sistemas de dados das secretarias de Fazenda e do fisco federal. O secretário de Estado da Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto, informou nessa quarta-feira, dia 5, que os recursos que o governo de Mato Grosso do Sul está pleiteando junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) serão usados para ações nessa área. A adoção da Nota Fiscal Eletrônica é um dos objetivos.

 

O projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) vai alterar a sistemática atual de emissão do documento em papel substituindo-o por nota fiscal de existência apenas digital, emitida e armazenada eletronicamente. A NF-e vai documentar operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços.

 

A validade jurídica do novo documento fiscal será garantida pela assinatura digital do emitente e recepção pelo fisco antes de ocorrer o fato gerador.

 

Tecnologia

 

A Nota Fiscal Eletrônica atende aos padrões exigidos na Medida Provisória 2.200/2001, que regulamentou a assinatura digital. O arquivo da NF-e deverá seguir o leiaute de campos definido em legislação específica. A garantia de autoria e integridade é certificada por meio da assinatura digital do emitente, definido pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP Brasil).

 

Um código numérico vai compor a chave de acesso de identificação da NF-e, juntamente com o CNPJ do emitente e o número da nota.  A nota eletrônica, para ser válida, deverá ser enviada eletronicamente. Precisa também ser autorizada pelo fisco da circunscrição do contribuinte emissor antes de seu envio ao destinatário e antes da saída da mercadoria do estabelecimento. A transmissão da NF-e será efetivada, via internet, por meio de protocolo de segurança ou criptografia.

 

Benefícios

 

A NF-e é um dos três grandes subprojetos do Sistema Público de Escrituração Digital - Sped (os outros são a Escrituração Contábil Digital e a Escrituração Fiscal Digital). O sistema representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal.

 

A adoção da nota eletrônica aponta para benefícios para compradores, vendedores, administração tributária e sociedade em geral.

 

O contribuinte vendedor (emissor da NF-e) ganha com a redução dos custos de impressão e aquisição de papel, de envio de documento fiscal, de armazenagem de documentos e de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira. O próprio incentivo ao uso de relacionamento eletrônico com os clientes é outro ganho.

 

Para o contribuinte comprador (receptor da NF-e) o uso do sistema elimina a digitação de nota fiscal na recepção de mercadorias e reduz erros de escrituração provocados por incorreções de digitação de notas. Também permite planejar a logística de entrega pela recepção antecipada da informação da NF-e.

 

Para a administração tributária, aumenta a confiabilidade da nota fiscal, melhora o processo de controle fiscal, possibilita melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos. A NF-e vai também reduzir os custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalização de mercadorias em trânsito, diminuir a sonegação e aumentar a arrecadação.

 

A modernização representada pela Nota Fiscal Eletrônica acaba sendo um ganho para toda a sociedade. Menos consumo de papel é bom para o meio ambiente. O modelo digital vai incentivar o comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias, padronizar o relacionamento eletrônico entre empresas e, ainda, proporcionar o surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados à Nota Fiscal Eletrônica.

 

 

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 19
Vanderson é eliminado e vai prestar depoimentos sobre casos de agressão
INVESTIGAÇÃO
Mourão volta a dizer que é preciso investigar Flávio Bolsonaro e punir se for o caso
HEROI
Porteiro ganha homenagem: salvou criança de 3 anos que caiu na piscina (VIDEO)
FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes