Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 24 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

MP ignora OAB e inicia a disputa pela vaga no TJ

24 Jul 2007 - 10h06

O MPE (Ministério Público Estadual) ignorou as reivindicações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e recebeu ontem lista com 11 candidatos à vaga aberta no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul depois da aposentadoria do desembargador Horácio Nascimento Pithan.

Desde o início do ano, o MPE e a OAB travam batalha judicial para decidir qual dos dois órgãos tem o direito de indicar o próximo desembargador do Estado. A Ordem interpôs recurso administrativo para suspender o processo de escolha do novo desembargador até que a Justiça decida quem tem o direito de indicar o substituto de Pithan.

Às 18 horas de ontem expirou o prazo para promotores e procuradores do MPE se candidatarem ao cargo. Onze nomes se apresentaram: os procuradores de Justiça Anísio Bispo dos Santos, Antônio Siufi Neto, Carlos Eduardo Contar, Belmires Soles Ribeiro, Marigô Regina Bittar Bezerra, Mauri Valentim Riccioti, Silvio César Maluf Miguel Vieira da Silva e Amilton Plácido da Rosa, além dos promotores Paulo Alberto de Oliveira e Jaceguara Dantas da Silva Passos.

A partir destes nomes, o Conselho Superior do Ministério Público elabora lista sêxtupla que é enviada ao Tribunal de Justiça. O TJ escolhe três nomes que são encaminhados para o governador, encarregado de definir o novo desembargador.

Mas se depender da OAB, o MPE não prossegue com esta escolha. "Entramos com um recurso administrativo que será julgado pelo Conselho Superior da Magistratura. Estamos pedindo a suspensão do processo até que a Justiça decida no mérito", informou o presidente da Ordem, Fábio Trad.

"Vai que entra um desembargador do MP no TJ e no mérito a OAB ganha? O que vai acontecer? Este desembargador tem que devolver o cargo?", questionou, lembrando que seria um fato constrangedor. Ele lembrou que a OAB não fez lista de candidatos. "Não elaboramos lista. Qualquer informação neste sentido é pura especulação", observou.

O relator da matéria no conselho é o desembargador Divoncir Maran. De acordo com Trad, a decisão deve sair até amanhã. Ele adiantou que se o MPE for beneficiado, a Ordem vai recorrer ao pleno do TJ e até ao Supremo Tribunal Federal, se for preciso.


Quinto constitucional

A disputa entre o MPE e a OAB tem por base as diferentes interpretações que a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e a emenda 45 de 2004, da Constituição Federal, dão sobre o quinto constitucional. A regra do quinto constitucional prevê que, de cada cinco juízes nomeados para os tribunais, um deve ser egresso da advocacia ou do Ministério Público.

Pela Loman, o quinto constitucional deve ser preenchido observando-se o princípio da alternância. Assim, como Pithan foi indicado pela OAB, caberia ao MPE a indicação do próximo desembargador. Porém, a OAB se ancora na emenda 45, que determina que o preenchimento do cargo deve observar a origem da vaga.

"A origem da vaga é da OAB. Portanto, cabe à Ordem a indicação do nome. Além disso, a emenda 45 é posterior à publicação da Loman", argumentou Trad.

Por meio da assessoria, a procuradora-chefe do Ministério Público, Irma Anzoategui, informou que não iria se manifestar sobre o caso. O presidente da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Paulo Cézar Passos, não foi localizado pelo Correio do Estado.

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda
AMOR AO PRÓXIMO
Acidentada e abandonada, idosa é adotada por mulher de 30 anos
TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias
CONCORRENCIA
Padre Fabio de Mello reclama de Bradesco na internet e é disputado por concorrentes