Menu
SADER_FULL
terça, 11 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Ministério da Agricultura suspende venda de frangos de três empresas

5 Ago 2010 - 07h42Por Diário Net

O Ministério da Agricultura suspendeu a venda carnes de ave in natura congeladas e resfriadas das empresas BRF Brasil Foods (Santa Catarina), Copacol Cooperativa Agroindustrial Consolata (Paraná) e Rigor Alimentos Ltda (São Paulo) porque foi constatado excesso de água. Todo o estoque desses estabelecimentos terá de ser fiscalizado antes da liberação para o comércio. Este ano, oito empresas já foram incluídas nesse regime.

Os fiscais do ministério recolheram as amostras no comércio varejista de todo o País, para avaliação da quantidade de água resultante do descongelamento. A Portaria Nº 210/1998 delimita que carcaças e cortes de aves podem ter até 6% de água depois de descongeladas.

As empresas infratoras ficarão sob o regime especial de fiscalização até que comprovem a correção da irregularidade. Isso é feito por meio da revisão dos seus programas de autocontrole e da apresentação das análises de três lotes com os padrões previstos em lei.

Se o consumidor detectar excesso de água na carne de ave congelada, pode denunciar a irregularidade na ouvidoria do Ministério da Agricultura, telefone 0800 7041995.

Por ano, o ministério recolhe mais de mil amostras para analisar o percentual de água em carcaças de aves e em produtos vendidos no comércio e produzidos nas empresas. Quando são detectadas irregularidades, os estabelecimentos, além de autuados e multados, podem passar pelo regime de fiscalização.

De acordo com nota técnica do ministério, todos os produtos em estoque nas empresas serão submetidos à análise antes da liberação para comercialização. As novas produções somente serão liberadas para comercialização após análise prévia que confirme o atendimento aos padrões estabelecidos em legislação. E a empresa deverá cumprir as exigências feitas pelo serviço oficial, tais como revisão do seu programa de autocontrole com a comprovação da readequação do processo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TERROR
Ataque dentro da Catedral deixa ao menos cinco mortos em Campinas
REVIDE
Passageiro atropelado por motorista de aplicativo após vomitar em carro está em coma
A SERVIÇO DE DEUS
Angela Bismarchi festeja diploma para ser pastora: ‘Eu era pecadora e não sabia’
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz dá caixa com terra de cova de Gabriel para Valentina
INTOCÁVEL
PF pediu prisão domiciliar de Aécio, Cristiane Brasil e Paulinho da Força, mas PGR e STF não concede
DICA DO DIA
Como obter uma autorização de residência no Brasil
CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque