Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de junho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Ministério da Agricultura suspende venda de frangos de três empresas

5 Ago 2010 - 07h42Por Diário Net

O Ministério da Agricultura suspendeu a venda carnes de ave in natura congeladas e resfriadas das empresas BRF Brasil Foods (Santa Catarina), Copacol Cooperativa Agroindustrial Consolata (Paraná) e Rigor Alimentos Ltda (São Paulo) porque foi constatado excesso de água. Todo o estoque desses estabelecimentos terá de ser fiscalizado antes da liberação para o comércio. Este ano, oito empresas já foram incluídas nesse regime.

Os fiscais do ministério recolheram as amostras no comércio varejista de todo o País, para avaliação da quantidade de água resultante do descongelamento. A Portaria Nº 210/1998 delimita que carcaças e cortes de aves podem ter até 6% de água depois de descongeladas.

As empresas infratoras ficarão sob o regime especial de fiscalização até que comprovem a correção da irregularidade. Isso é feito por meio da revisão dos seus programas de autocontrole e da apresentação das análises de três lotes com os padrões previstos em lei.

Se o consumidor detectar excesso de água na carne de ave congelada, pode denunciar a irregularidade na ouvidoria do Ministério da Agricultura, telefone 0800 7041995.

Por ano, o ministério recolhe mais de mil amostras para analisar o percentual de água em carcaças de aves e em produtos vendidos no comércio e produzidos nas empresas. Quando são detectadas irregularidades, os estabelecimentos, além de autuados e multados, podem passar pelo regime de fiscalização.

De acordo com nota técnica do ministério, todos os produtos em estoque nas empresas serão submetidos à análise antes da liberação para comercialização. As novas produções somente serão liberadas para comercialização após análise prévia que confirme o atendimento aos padrões estabelecidos em legislação. E a empresa deverá cumprir as exigências feitas pelo serviço oficial, tais como revisão do seu programa de autocontrole com a comprovação da readequação do processo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade
REVOLTANTE
Filho é preso por ficar com aposentadoria e manter pais idosos morando em situação de miséria
BARBÁRIE
Nus e amarrados, corpos de três jovens são encontrados mortos em matagal