Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MEC abre novas vagas para FIES neste ano

1 Ago 2007 - 05h30
Com a finalidade de atender aos alunos de universidades particulares e orçamento disponível em torno de R$ 150 milhões, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) abrirá inscrições aos estudantes no dia 27 de agosto. Para candidatar-se ao processo seletivo é preciso preencher ficha de inscrição disponível na internet ( http://fies.caixa.gov.br ) e imprimir o protocolo preenchido para entregá-lo na instituição de ensino em que pretendem estudar. Os interessados terão até o dia 28 de setembro para se candidatar.
 
Este ano, a seleção de novos estudantes para o FIES será feita com procedimentos e cronograma distintos daqueles para concessão de financiamentos aos bolsistas parciais do ProUni – alunos com bolsa de 50% e que têm direito a contratar 25% de financiamento. Os bolsistas do ProUni não participam do processo seletivo. Para este caso, as regras da seleção serão divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).
 
É importante esclarecer que o estudante só poderá se inscrever se a sua instituição de ensino estiver cadastrada no FIES e se ele estiver regularmente matriculado em curso de graduação. Para isso, a lista das instituições credenciadas será divulgada até o início das inscrições. Os universitários inscritos e selecionados no programa terão 50% de suas mensalidades financiadas, sendo o benefício retroativo ao segundo semestre deste ano.
 
A divulgação dos resultados do processo seletivo será feita no dia 22 de outubro, quando será publicada a relação dos outros alunos selecionados.
 
As instituições de ensino superior (IES) interessadas em participar do processo seletivo têm prazo de adesão fixado entre 01 e 10 de agosto. Como em 2006, os termos de adesão das mantenedoras de IES devem agora ser remetidos para a CAIXA por meio de suas gerências de filial de Fundos e Seguros Sociais. A adesão somente será confirmada após a validação das informações e documentos apresentados junto ao Termo.
 
BALANÇO – Desde a sua criação, em 1999, o Fies já beneficiou mais de 450 mil estudantes. Hoje são 430 mil contratos ativos, somando um investimento de R$ 4,5 bilhões e 1,5 mil instituições de ensino superior cadastradas.
 
SELEÇÃO – A pontuação para classificar os candidatos ao financiamento é baseada em critérios socioeconômicos. Ganham mais pontos, por exemplo, estudantes de famílias de baixa renda.
 
A prioridade na pontuação é dada também aos candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou que ainda não possuam curso superior completo. Mais uma pessoa da família estudando sem bolsa de estudo em instituições privadas de ensino superior ajuda na pontuação. Outro critério adotado para melhorar a pontuação é o aluno não habitar em casa própria ou da família.
 
JUROS - Para os contratos do FIES celebrados a partir de 1º de julho de 2006, a taxa efetiva de juros foi fixada pela Resolução CMN 3.415/2006 em:
 
I - 3,5% a.a. (três inteiros e cinco décimos por cento ao ano), capitalizada mensalmente, aplicável exclusivamente aos contratos de financiamento de cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia, conforme definidos pelo Catalogo de Cursos Superiores de Tecnologia, instituído pelo Decreto nº. 5.773, de 09 de maio de 2006;
 
II - 6,5% a.a. (seis inteiros e cinco décimos por cento ao ano), capitalizada mensalmente, para os contratos do FIES não relacionados no item I.
 
Para os contratos do FIES celebrados antes de 1º de julho de 2006 aplica-se a taxa prevista no art. 6º da Resolução nº. 2.647/ 1999, de 9%a.a.
 
 
 
Assessoria de Imprensa da Caixa

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação