Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 23 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Mais de 74% da população idosa já foi vacinada contra gripe

14 Mai 2007 - 17h36
Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em relação à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, mostra que, até a última quinta-feira (10), 129.678 pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas no Estado.

O período oficial da campanha aconteceu de 23 de abril a 4 de maio. No entanto, como alguns municípios do País não conseguiram alcançar a meta de, no mínimo, 70% de imunização dos idosos, o período de vacinação foi prorrogado até o dia 25, última sexta-feira do mês.

Em Mato Grosso do Sul, o número da população idosa chega a 174.503 pessoas. Destas, 74,31% já tomaram a vacina. A gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, afirma que em Mato Grosso do Sul, em nove anos de realização da campanha, a meta sempre foi alcançada: “o maior desafio é conseguir a homogeneidade da cobertura, fazendo com que todos os municípios atinjam esse alvo”, ressalta.
A vacinação pretende reduzir a incidência da gripe entre os idosos e as complicações respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A vacina contra o vírus influenza – causador da gripe – está disponível nas unidades básicas de saúde, unidades de Saúde da Família e também em postos volantes, para alcançar populações em locais de difícil acesso, com limitações físicas ou que residem em casas geriátricas e asilos nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul.


Brasil
Dados parciais da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso apontam que a edição realizada em 2007 já pode ser considerada um sucesso. A apuração realizada na quinta-feira (10) indicou que 75,83% dos idosos do País (cerca de 12 milhões) tinham comparecido aos postos de vacinação entre 23 de abril e 04 de maio. A meta era vacinar pelo menos 70% dos maiores de 60 anos, o que representa mais de 11 milhões de pessoas.

Vacinação indígena
Outra campanha de vacinação em massa acontece nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, também até 25 de maio. A multivacinação, iniciada no dia 23 de abril, pretende imunizar cerca de cinco mil indígenas por meio de um trabalho integrado das três esferas de governo – União, estados e municípios – com o objetivo de vacinar adultos e crianças, a partir dos seis meses, contra a gripe e colocar o esquema vacinal em dia.

Além das doses contra o vírus influenza, são disponibilizadas as vacinas contra a poliomelite, BCG, hepatite B, a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas pela bactéria Haenophilus influenzae, como a meningite, que é a mais perigosa), rotavírus, febre amarela e a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba). As doses contra a varicela e pneumonia atendem a população indígena com menos de cinco anos de idade e mais de 60.

 

 

MS Notícias


Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física