Menu
SADER_FULL
quarta, 26 de junho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Mais de 74% da população idosa já foi vacinada contra gripe

14 Mai 2007 - 17h36
Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em relação à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, mostra que, até a última quinta-feira (10), 129.678 pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas no Estado.

O período oficial da campanha aconteceu de 23 de abril a 4 de maio. No entanto, como alguns municípios do País não conseguiram alcançar a meta de, no mínimo, 70% de imunização dos idosos, o período de vacinação foi prorrogado até o dia 25, última sexta-feira do mês.

Em Mato Grosso do Sul, o número da população idosa chega a 174.503 pessoas. Destas, 74,31% já tomaram a vacina. A gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, afirma que em Mato Grosso do Sul, em nove anos de realização da campanha, a meta sempre foi alcançada: “o maior desafio é conseguir a homogeneidade da cobertura, fazendo com que todos os municípios atinjam esse alvo”, ressalta.
A vacinação pretende reduzir a incidência da gripe entre os idosos e as complicações respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A vacina contra o vírus influenza – causador da gripe – está disponível nas unidades básicas de saúde, unidades de Saúde da Família e também em postos volantes, para alcançar populações em locais de difícil acesso, com limitações físicas ou que residem em casas geriátricas e asilos nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul.


Brasil
Dados parciais da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso apontam que a edição realizada em 2007 já pode ser considerada um sucesso. A apuração realizada na quinta-feira (10) indicou que 75,83% dos idosos do País (cerca de 12 milhões) tinham comparecido aos postos de vacinação entre 23 de abril e 04 de maio. A meta era vacinar pelo menos 70% dos maiores de 60 anos, o que representa mais de 11 milhões de pessoas.

Vacinação indígena
Outra campanha de vacinação em massa acontece nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, também até 25 de maio. A multivacinação, iniciada no dia 23 de abril, pretende imunizar cerca de cinco mil indígenas por meio de um trabalho integrado das três esferas de governo – União, estados e municípios – com o objetivo de vacinar adultos e crianças, a partir dos seis meses, contra a gripe e colocar o esquema vacinal em dia.

Além das doses contra o vírus influenza, são disponibilizadas as vacinas contra a poliomelite, BCG, hepatite B, a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas pela bactéria Haenophilus influenzae, como a meningite, que é a mais perigosa), rotavírus, febre amarela e a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba). As doses contra a varicela e pneumonia atendem a população indígena com menos de cinco anos de idade e mais de 60.

 

 

MS Notícias


Deixe seu Comentário

Leia Também

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Acadêmico de Medicina morre com suspeita de dengue hemorrágica
INSTINTO ASSASSINO
Jovem leva 23 perfurações pelo corpo dois dias após se separar e fica em coma induzido
CRUELDADE
Adolescentes torturam e matam garota por causa de ciúmes, divulgam vídeo e são apreendidas
HABEAS CORPUS
Segunda Turma do STF mantém Lula preso
TRAGEDIA NA RODOVIA
Uma pessoa morre e cinco feridos após carro da Secretaria de Saúde bater em caminhão
ESCRAVIDÃO
Mulher era mantida em cárcere privado por 20 anos
MONSTRUOSIDADE
Bebê de 9 meses é estuprado e espancado até a morte
QUADRO ESTÁVEL
Após acidente e cirurgia às pressas, Filho de Huck e Angélica deixa UTI
CIGARREIRO
Homem morre após capotar carro carregado com cigarros
ASSÉDIO SEXUAL
Dany Bananinha sofre assédio em praia do Rio e impede nova vitima: 'Me tremi toda'