Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Mais de 74% da população idosa já foi vacinada contra gripe

14 Mai 2007 - 17h36
Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em relação à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, mostra que, até a última quinta-feira (10), 129.678 pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas no Estado.

O período oficial da campanha aconteceu de 23 de abril a 4 de maio. No entanto, como alguns municípios do País não conseguiram alcançar a meta de, no mínimo, 70% de imunização dos idosos, o período de vacinação foi prorrogado até o dia 25, última sexta-feira do mês.

Em Mato Grosso do Sul, o número da população idosa chega a 174.503 pessoas. Destas, 74,31% já tomaram a vacina. A gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, afirma que em Mato Grosso do Sul, em nove anos de realização da campanha, a meta sempre foi alcançada: “o maior desafio é conseguir a homogeneidade da cobertura, fazendo com que todos os municípios atinjam esse alvo”, ressalta.
A vacinação pretende reduzir a incidência da gripe entre os idosos e as complicações respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A vacina contra o vírus influenza – causador da gripe – está disponível nas unidades básicas de saúde, unidades de Saúde da Família e também em postos volantes, para alcançar populações em locais de difícil acesso, com limitações físicas ou que residem em casas geriátricas e asilos nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul.


Brasil
Dados parciais da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso apontam que a edição realizada em 2007 já pode ser considerada um sucesso. A apuração realizada na quinta-feira (10) indicou que 75,83% dos idosos do País (cerca de 12 milhões) tinham comparecido aos postos de vacinação entre 23 de abril e 04 de maio. A meta era vacinar pelo menos 70% dos maiores de 60 anos, o que representa mais de 11 milhões de pessoas.

Vacinação indígena
Outra campanha de vacinação em massa acontece nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, também até 25 de maio. A multivacinação, iniciada no dia 23 de abril, pretende imunizar cerca de cinco mil indígenas por meio de um trabalho integrado das três esferas de governo – União, estados e municípios – com o objetivo de vacinar adultos e crianças, a partir dos seis meses, contra a gripe e colocar o esquema vacinal em dia.

Além das doses contra o vírus influenza, são disponibilizadas as vacinas contra a poliomelite, BCG, hepatite B, a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas pela bactéria Haenophilus influenzae, como a meningite, que é a mais perigosa), rotavírus, febre amarela e a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba). As doses contra a varicela e pneumonia atendem a população indígena com menos de cinco anos de idade e mais de 60.

 

 

MS Notícias


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS