MEGA_OKA_CARROS_
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 11 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
29 de Março de 2007 07h35

Jateí mobiliza equipe contra tuberculose

A Secretaria de Saúde de Jateí na gerencia de Ademar Caetano realizou na última sexta-feira (23) mobilização de combate a tuberculose.

 

A mobilização aconteceu na praça central Joaquim Jorge Leite na coordenação do bioquímico Marcos Rogério Alves juntamente com a equipe do PSF (Programa Saúde da Família) Urbano.  

 

Segundo Marcos Rogério esta é uma ação preventiva e curativa, que tem o propósito de conscientizar a população sobre as causas e os sintomas, através da busca ativa de casos suspeitos no município evitando a proliferação entre a comunidade. Sendo assim no local foram coletados escarros de pessoas com sintomas da tuberculose, em seguida analisados em laboratório, e após 15 dias esta prevista chegada dos resultados.

 

A tuberculose é uma doença contagiosa que ataca principalmente os pulmões, transmitida de uma pessoa para outra, através do espirro, tosse ou mesmo a conversa. Os sintomas principais começam com tosse seguida de catarro, por mais de 15 dias, ocasionando emagrecimento e febre freqüente no final da tarde, fraqueza e perda de peso.

 

O tratamento é realizado gratuitamente, nos postos de saúde, diante dos sintomas, basta a pessoa procurar o médico ou a enfermeira da unidade da saúde. “Nossa equipe esta a disposição dos munícipes onde a intenção maior é priorizar a qualidade de saúde da população.” diz Ademar Caetano.

 

Jateí mobilizou no dia 23 o combate a tuberculose, mas o dia mundial da mobilização e luta contra a tuberculose é o dia 24 de março. Já no distrito e Assentamento Gleba Nova Esperança estão previsto atividades educativas contra a doença.
 
 
 
Fátima News / Valéria Batista
Comentários
Veja Também
MBO_SEGURANÇA_300
LISTINHA_ONLINE
Nossa_Lojas
Últimas Notícias
  
FÁBRICA_CALÇADOS
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.