Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de novembro de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Indústria brasileira tem a maior produção da história

8 Jul 2004 - 13h45
A indústria brasileira bateu recorde histórico de produção de bens em maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A produção cresceu 2,2% em maio, pelo terceiro mês consecutivo, levando o total de bens fabricados no país ao maior patamar desde que o IBGE começou a fazer a Pesquisa Industrial Mensal, em janeiro de 1991.

O recorde anterior havia sido atingido em novembro de 2003. O total produzido em maio é 2,2% maior do que a antiga marca histórica.

Há cerca de 10 dias, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já havia alertado sobre o pico da produção industrial em maio. Mas o IBGE trouxe uma novidade: além de ser influenciado pelo crescimento das exportações e do agronegócio, como vem ocorrendo desde o ano passado, a quebra do recorde também foi puxada pela expressiva expansão do mercado interno. Prova disso seriam os crescimentos das indústrias calçadista (8%), farmacêutica (4,1%) e têxtil (2,6%).

O crescimento do mercado interno reflete a lenta recuperação do crédito, da renda e do emprego no país, que injetaram mais recursos na economia e permitiram aos trabalhadores consumirem mais.

Crescimento

A indústria brasileira apresentou crescimento em todas as comparações. Em relação a maio do ano passado, a expansão da indústria foi de 7,8%. Em abril, a indústria teve crescimento de apenas 0,1% em relação a março. Mesmo assim o resultado foi considerado positivo porque o setor manteve-se na trajetória de crescimento. Em 2004, a alta da produção foi de 6,5%. Nos últimos 12 meses, até maio, o crescimento da indústria foi de 2,8%.

Os produtos chamados de semi e não-duráveis (alimentos, remédios, bebidas, vestuário e calçados) tiveram aumento de 1,7% de abril para maio. Já os bens de capital (máquinas e equipamentos) apresentaram expansão de 3,7%.

Bens intermediários e bens de duráveis (carros e eletrodomésticos) registraram aumento de 1,7% e de 3,2%, respectivamente.

Metodologia

A Pesquisa Industrial do IBGE é realizada mensalmente em todo o país. A pesquisa cobre 76 subsetores industriais e mostra comportamento da produção física do setor, ou seja, se refere à quantidade do que foi produzido pela indústria nacional.
 
Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - FINAL DA LIBERTADORES
Restaurante Julifran vai ter Flamengo e River Ao Vivo com promoção de chopp em Fátima do Sul
TRISTEZA
Polícia 'envelhece' foto de criança desaparecida há dez anos e emociona mãe; veja vídeo
ECONOMIA BRASILEIRA
O que se pode esperar da economia brasileira no futuro?
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Jô e Régis viajam pelo Brasil como missionários
ACIDENTE DO GUGU
Filho de Gugu é amparado na porta de hospital e mulher do apresentador passa mal, diz TV
ARTILHARIA
'Minha vida virou um inferno depois da eleição de Witzel', diz Bolsonaro
NA LUTA PELA VIDA
Assessoria nega morte e diz que Gugu está na UTI
ENTÃO!!!
Galvão Bueno teria provado 'Viagra Natural' horas antes de passar mal
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Como cuidar da pele no verão?, O Boticário te ajuda, confira
POLITICA NOVA
Candidatos de novo partido podem ficar de fora das eleições