Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Indústria brasileira tem a maior produção da história

8 Jul 2004 - 13h45
A indústria brasileira bateu recorde histórico de produção de bens em maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A produção cresceu 2,2% em maio, pelo terceiro mês consecutivo, levando o total de bens fabricados no país ao maior patamar desde que o IBGE começou a fazer a Pesquisa Industrial Mensal, em janeiro de 1991.

O recorde anterior havia sido atingido em novembro de 2003. O total produzido em maio é 2,2% maior do que a antiga marca histórica.

Há cerca de 10 dias, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já havia alertado sobre o pico da produção industrial em maio. Mas o IBGE trouxe uma novidade: além de ser influenciado pelo crescimento das exportações e do agronegócio, como vem ocorrendo desde o ano passado, a quebra do recorde também foi puxada pela expressiva expansão do mercado interno. Prova disso seriam os crescimentos das indústrias calçadista (8%), farmacêutica (4,1%) e têxtil (2,6%).

O crescimento do mercado interno reflete a lenta recuperação do crédito, da renda e do emprego no país, que injetaram mais recursos na economia e permitiram aos trabalhadores consumirem mais.

Crescimento

A indústria brasileira apresentou crescimento em todas as comparações. Em relação a maio do ano passado, a expansão da indústria foi de 7,8%. Em abril, a indústria teve crescimento de apenas 0,1% em relação a março. Mesmo assim o resultado foi considerado positivo porque o setor manteve-se na trajetória de crescimento. Em 2004, a alta da produção foi de 6,5%. Nos últimos 12 meses, até maio, o crescimento da indústria foi de 2,8%.

Os produtos chamados de semi e não-duráveis (alimentos, remédios, bebidas, vestuário e calçados) tiveram aumento de 1,7% de abril para maio. Já os bens de capital (máquinas e equipamentos) apresentaram expansão de 3,7%.

Bens intermediários e bens de duráveis (carros e eletrodomésticos) registraram aumento de 1,7% e de 3,2%, respectivamente.

Metodologia

A Pesquisa Industrial do IBGE é realizada mensalmente em todo o país. A pesquisa cobre 76 subsetores industriais e mostra comportamento da produção física do setor, ou seja, se refere à quantidade do que foi produzido pela indústria nacional.
 
Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação