Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 21 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Homem é responsável por 90% dos incêndios

4 Jul 2007 - 04h55

O tempo seco favorece a temporada de queimadas e incêndios. Muitos deles são criminosos. Os bombeiros fazem o alerta: a população deve redobrar a atenção e ajudar a preservar o meio ambiente.


Em 48 horas de incêndio, foram destruídos seis mil hectares do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul. Cinquenta homens da brigada de incêndio, dos bombeiros e da Defesa Civil abriram uma clareira para controlar as chamas.

Em um bosque em Cuiabá (MT), além da vegetação, os animais também foram vítimas do fogo. “Queimada é um perigo. O fogo matou um tatu, pássaros e calangos”, disse um brigadista.
 

 Sem chuva

Em Minas Gerais, já são mais de 30 dias sem chuva. O calor incomum nessa época do ano e a baixa umidade do ar provocaram aumento no número de queimadas. No primeiro semestre deste ano, foram quase 700 focos de incêndio a mais que no mesmo período de 2006. De acordo com a meteorologia, a situação deve piorar.

“Esse ano, nós observamos que a estação chuvosa terminou mais cedo. Vamos ter aí praticamente oito meses sem chuvas no estado de Minas Gerais. A previsão para os próximos dias é de temperaturas altas”, prevê o meteorologista Ruibran dos Reis.
 

 Riscos para a população

Os problemas climáticos nem sempre são as causas dos incêndios. Segundo os bombeiros, os homens são os responsáveis pelo fogo em 90% das ocorrências. Às margens de rodovias, aumenta o risco de acidentes, já que a fumaça prejudica a visibilidade.

Quem também sofre neste inverno de calor e clima seco são os idosos. Em um asilo, em Belo Horizonte, há espera na enfermaria. “O idoso, naturalmente, não tem sede. Mas, nessa época, é fundamental a ingestão de um litro e meio a dois litros de água ou de outro líquido por dia”, alerta o geriatra Edgar Nunes.

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos