Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 21 de abril de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Grupo de 300 índios invade sede da Funai em Campo Grande

28 Mai 2007 - 17h18

Grupo de aproximadamente 300 índios invadiu hoje no fim da manhã o prédio da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Campo Grande. O grupo protesta contra a nomeação de Claudionor do Carmo Miranda, para o cargo de administrador-regional, feita pelo presidente da entidade, Márcio Augusto Freitas de Meira, no último dia 23 de maio.

Segundo o cacique Ramão Vieira de Souza, da Aldeia Lagoinha, em Miranda, existia o compromisso do presidente da Funai com as lideranças das 40 aldeias que estão sob a jurisdição da administração de Campo Grande, de que eles escolheriam pelo voto o novo administrador regional. Entretanto, esse compromisso teria sido ‘burlado’ pelo administrador anterior, Wanderley Dias Cardoso.

“A eleição que sempre acontecia na sede da Administração Regional em Campo Grande foi realizada na Aldeia Limão Verde, em Sidrolândia. Com a participação de poucas lideranças foi escolhido o candidato do Wanderley, Claudionor do Carmo Miranda, e o seu nome foi levado para o presidente da Funai, que fez a sua nomeação. Nós não aceitamos o resultado dessa eleição, e por isso estamos protestando”, disse o cacique.

Ramão disse que o grupo não sairá do prédio da Funai em Campo Grande enquanto não conseguir falar com o presidente da entidade, e ele rever sua decisão. “Já estamos com 19 caciques aqui e até amanhã deverão chegar mais 6 ou 7, das aldeias de Sidrolândia. Enquanto isso não for revisto, não vamos sair daqui”, adverte.

Há pouco a Polícia Federal esteve no local, fazendo o levantamento da situação. Todos os funcionários da entidade já deixaram o prédio, que está totalmente ocupado pelos índios.

Sob a administração regional de Campo Grande estão aldeias da Capital, Miranda, Aquidauana, Sidrolândia e Nioaque, que juntas representam uma população de 20 mil índios, a maioria da etnia terena.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião
DEU RUIM
Vítima reage e mata assaltante que tentava roubar camioneta em Toledo – ASSISTA VÍDEO
PAI MONSTRO
Pai é preso suspeito de estuprar e engravidar a filha de 11 anos
15 METROS DE ALTURA
MILAGRE – Menina de um ano que caiu do 4º andar de prédio não sofreu nenhuma fratura