Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Grupo de 300 índios invade sede da Funai em Campo Grande

28 Mai 2007 - 17h18

Grupo de aproximadamente 300 índios invadiu hoje no fim da manhã o prédio da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Campo Grande. O grupo protesta contra a nomeação de Claudionor do Carmo Miranda, para o cargo de administrador-regional, feita pelo presidente da entidade, Márcio Augusto Freitas de Meira, no último dia 23 de maio.

Segundo o cacique Ramão Vieira de Souza, da Aldeia Lagoinha, em Miranda, existia o compromisso do presidente da Funai com as lideranças das 40 aldeias que estão sob a jurisdição da administração de Campo Grande, de que eles escolheriam pelo voto o novo administrador regional. Entretanto, esse compromisso teria sido ‘burlado’ pelo administrador anterior, Wanderley Dias Cardoso.

“A eleição que sempre acontecia na sede da Administração Regional em Campo Grande foi realizada na Aldeia Limão Verde, em Sidrolândia. Com a participação de poucas lideranças foi escolhido o candidato do Wanderley, Claudionor do Carmo Miranda, e o seu nome foi levado para o presidente da Funai, que fez a sua nomeação. Nós não aceitamos o resultado dessa eleição, e por isso estamos protestando”, disse o cacique.

Ramão disse que o grupo não sairá do prédio da Funai em Campo Grande enquanto não conseguir falar com o presidente da entidade, e ele rever sua decisão. “Já estamos com 19 caciques aqui e até amanhã deverão chegar mais 6 ou 7, das aldeias de Sidrolândia. Enquanto isso não for revisto, não vamos sair daqui”, adverte.

Há pouco a Polícia Federal esteve no local, fazendo o levantamento da situação. Todos os funcionários da entidade já deixaram o prédio, que está totalmente ocupado pelos índios.

Sob a administração regional de Campo Grande estão aldeias da Capital, Miranda, Aquidauana, Sidrolândia e Nioaque, que juntas representam uma população de 20 mil índios, a maioria da etnia terena.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

OS MAIS BEM PAGOS
Conheça os atletas mais bem pagos da temporada
SAIR DO SUFOCO
Empréstimo pessoal com garantia facilita quitação de dívidas
E AÍ QUAL DAS DUAS OPÇÃO - VEJA
Contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna?
COVARDIA
Pai é preso acusado de agredir o filho de apenas cinco meses
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': León destrói rosto de Valentina e ela descobre o segredo da fonte
TERRORISMO
Bolsonaro sofre ameaças de morte em vídeos na internet
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele