Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 14 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Funai recua e índios desocupam prédio em Amambai

1 Jun 2007 - 17h45

Após mais de 20 dias de manifestações envolvendo as comunidades indígenas guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva das 22 áreas indígenas espalhadas em 12 municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, a Funai (Fundação Nacional do Índio) decidiu manter a Administração Regional do órgão federal em Amambai. O anúncio feito pelo indigenista Cláudio Romero foi recebido com festa pelas lideranças indígenas que decidiram sair do prédio invadido na quarta-feira passada e desistiram da ameaça de bloqueio de rodovias.

Segundo Cláudio Romero, que na semana passada esteve em Amambai realizando uma avaliação da situação, a decisão do presidente da Funai, Márcio Augusto Meira, em manter a administração do órgão em Amambai saiu durante uma longa reunião entre ele e o presidente em Brasília (DF) que avançou noite adentro ontem. Durante a reunião ele apresentou um relatório ao presidente destacando o posicionamento geográfico de Amambai para o atendimento das 22 aldeias subordinadas a até então extinta Administração Regional e a sugestão sobre a permanência da regional do órgão foi prontamente atendida pelo presidente.

Em Amambai, a notícia da manutenção da Administração Regional da Funai no município foi comemorada pelas lideranças indígenas e pelos funcionários do órgão federal, entre eles funcionários efetivos e vários prestadores de serviços que haviam sido demitidos e agora, com a decisão da permanência, deverão ser readmitidos. Segundo Cláudio Romero, a Administração Regional vai voltar a funcionar com a mesma estrutura técnica e de pessoal que vinha funcionando antes da mudança.

Vilson Nascimento

Cláudio Romero destacou a atuação pacífica nas manifestações promovidas pelas comunidades indígenas que buscaram todos os meios diplomáticos legais para defender seus interesses e também a classe política da região que também se empenhou para a manutenção da Administração Regional em Amambai. A Funai de Amambai atende cerca de 25 mil índios em toda a região.

 

 

 

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos