Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Famasul lança nesta terça-feira o anuário estatístico sobre MS

19 Out 2010 - 07h16Por Dourados News

Nesta terça-feira, dia 19 de outubro, a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) reúne a imprensa sul-mato-grossense para lançar o AgroAlimento, o primeiro anuário da produção agrícola e pecuária do Estado. O material apresenta dados da evolução das produções estaduais em diferentes áreas desde a separação do Estado, em 1977, até 2009. O lançamento acontecerá em um café da manhã realizado na Casa Rural, sede da Famasul e Senar/MS.

O anuário foi produzido pelo jornalista Marco Antônio Gehlen, mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para compilar as informações, o jornalista levantou dados de órgãos como Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em sua pesquisa, Gehlen levantou, por exemplo, que nas últimas três décadas o Estado registrou aumento de 113% da área cultivada, porém com crescimento na produção total de grãos de 617%. O que indica uma elevação da produtividade de 236% no período.

Publicado pela Famasul, o anuário apresenta indicadores dos últimos 30 anos de produção de carne bovina, soja, milho, arroz, trigo, algodão, cana-de-açúcar, leite, carne de frango, carne suína e carne ovina. O diferencial do AgroAlimento 2010 são os dados que demonstram a evolução dos custos de produção e da participação do Estado na produtividade nacional das diversas áreas da agropecuária, dando maior contextualização aos dados apresentados.

Exemplos dessa contextualização são os números sobre a cotação do dólar em 2008 e 2009 – fator que influencia diretamente na exportação dos produtos – e a evolução dos trabalhadores com carteira assinada atuando em atividades agropecuárias. Até dezembro de 2009, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, eram 63.352 empregados nesse setor em MS.

Para a Famasul, as informações contidas no anuário demonstram a importância do produtor rural na manutenção de uma economia sólida e a grandiosidade do setor agropecuário do Estado, que atinge patamar de extrema eficácia em suas práticas. O objetivo da publicação é contribuir como fonte de pesquisa e consolidar o reconhecimento da agropecuária como atividade de vital importância para o Estado e para o País.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação