Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Estudantes da UNIGRAN preparam telas em grafite para a UNIARTE

19 Ago 2010 - 14h47Por Unigran
Acadêmicos de Artes Visuais, da UNIGRAN, já estão em processo de elaboração das obras a serem expostas na XXVI UNIARTE, que será realizada em outubro. Um dos destaques do evento é a elaboração de telas com técnicas em grafite, confeccionadas pelos estudantes do quarto semestre. O trabalho iniciou em abril, com a pesquisa bibliográfica sobre a história da arte, e agora está em processo de criação.

É a primeira vez que o curso de Artes Visuais traz para a UNIARTE a técnica do grafite, muito bem difundida no meio artístico, mas de pouca visibilidade no cenário nacional. A ideia de incluir a técnica na UNIARTE partiu das professoras Scheilla Guimarães e Sueli Fernandes Moraes.

O que era pra ser uma pesquisa bibliográfica sobre a história da arte em grafite acabou se transformando em projeto de sala de aula. Primeiramente, os estudantes buscaram, na literatura, a origem do grafite, suas formas e autores consagrados; depois, desenvolveram um trabalho didático na presença dos demais colegas de sala.

Após essa etapa, conforme explica a professora Scheilla, foram dados, aos estudantes, 15 nomes de artistas brasileiros contemporâneos, que trabalham com a técnica do grafite. Divididos em duplas, os estudantes aprofundaram as pesquisas sobre as obras elaboradas por cada artista, sua expressão e a forma de ler o mundo através da arte.

“A partir da pesquisa teórica, os alunos tiveram o desafio de confeccionar uma obra com as características das telas desenvolvidas pelos autores em estudo”, explica a professora Scheilla. Para esse processo os acadêmicos fizeram entrevistas com os artistas, por telefone, e-mail, MSN.

A estudante Janine Chaves Fumagalli está pesquisando as obras da artista plástica Amanda Pankill, uma paulista que trabalha principalmente a figura feminina infantil. “O interessante do projeto é o contato que temos com o artista, porque passamos a vivenciar a sua história, suas ideias e projetos desenvolvidos”, destaca a estudante.

Vários outros artistas contemporâneos estão sendo pesquisados pelos estudantes de Artes Visuais. Entre eles, está o também paulista Binho Martins, que atualmente incorpora em suas obras os signos religiosos de várias culturas. Sua técnica é conhecida por transitar pela arte das ruas ao design gráfico. Binho estará na UNIARTE para ministrar oficinas.

O grafitismo, segundo a professora Scheilla, se apropria do universo das cidades, buscando a realidade urbana, a religiosidade, a peculiaridade regional. “Os artistas em estudo trabalham com a arte urbana em pinturas de tela. São artistas contemporâneos que buscam na pesquisa a forma de se expressar por meio da arte”, ressalta a professora.

ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

Nesta etapa, os estudantes de Artes elaboraram o modelo da obra que será apresentado na UNIARTE. Os trabalhos foram confeccionados em papel tamanho A3, para serem avaliados pelas professoras. “Primeiro vamos discutir com cada dupla sobre as propostas desenvolvidas, dar dicas, avaliar o contexto e a essência das obras para, se necessário, ser ajustada”, explica Sueli Fernandes.

Cada tela terá o tamanho de 2,20 X 1,60. Elas terão destaque especial no Espaço Multicultural UNIGRAN durante a UNIARTE, que tem data marcada para acontecer entre os dias 25 e 29 de outubro. Nesta XXVI edição, o evento tem como tema “Educação, arte e cultura: questões, tendências e perspectivas”. (FV)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade
REVOLTANTE
Filho é preso por ficar com aposentadoria e manter pais idosos morando em situação de miséria
BARBÁRIE
Nus e amarrados, corpos de três jovens são encontrados mortos em matagal