Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Escutas mostram ligações de dirigentes e jurados

17 Abr 2007 - 07h42
Conversas de dirigentes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) foram grampeadas pela Polícia Federal (PF) durante pelo menos um ano. A revelação da existência dos monitoramentos, autorizados pela Justiça, surgiu após busca e apreensão na sede da Liga, na avenida Rio Branco - centro - e na administração da Cidade do Samba. Na operação, foram levados computadores. Durante a investigação, ligações para os jurados do Carnaval carioca também teriam sido captadas, por escutas ainda não reveladas pela PF.
A Polícia Federal suspeita de fraude no resultado dos desfiles deste ano, que deu o título à Beija-Flor. "Há indícios de que o resultado foi manipulado pelo seu Anísio", disse o delegado da PF, Emanuel Henrique Oliveira. O patrono da Azul-e-Branca, Aniz Abrahão David, o Anísio, e o presidente da Liga, Aílton Jorge Guimarães, o Capitão Guimarães, estão entre os 25 presos na Operação Furacão, da PF, sexta-feira.
Advogado de Anísio, Ubiratan Guedes disse que seu cliente depôs sábado por 22 minutos. Ele respondeu a 15 perguntas e negou envolvimento com bingos e caça-níqueis. Ontem, ao saber da acusação de fraude no Carnaval, Anísio afirmou que quer depor sobre o assunto. "Quem assistiu ao desfile sabe que isso é uma maldade contra mim e contra a comunidade de Nilópolis, uma grande mentira", reclamou Anísio, de acordo com seu advogado.
Segundo Guedes, Anísio diz que já teria declarado à Receita Federal US$ 40 mil dos US$ 47 mil encontrados em sua cobertura, na avenida Atlântica, em Copacabana. O restante seria declarado, de acordo com ele, no Imposto de Renda deste ano. "Não é crime guardar dinheiro em casa", defende o advogado.
A Liga estava em recesso desde 2 de abril e volta à ativa no dia 24. Não se sabe se a eleição, marcada para 16 de maio e na qual Guimarães deveria ser reeleito, será adiada. "Não temos conhecimento de indícios de fraude na avaliação dos jurados. Não contestamos a Polícia Federal e vamos esperar o processo terminar", disse o vice-presidente da Liga, Jorge Castanheira.
Ele afirma que erros nas notas são corrigidos com mudanças de julgadores. Este ano, a Liga trocou 14. Ao ser anunciada a campeã deste ano, Guimarães afirmou: "Se eu tivesse que escolher um resultado, talvez não escolhesse um tão justo".
Na cadeia, em Brasília, Anísio estaria cuidando da saúde de Antônio Petrus Kallil, o Turcão, 82 anos. Os dois dividem a mesma cela na carceragem da PF. Ontem, a frota de camihões apreendidos sexta-feira chegou a Brasília.

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação