Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 18 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Escutas mostram ligações de dirigentes e jurados

17 Abr 2007 - 07h42
Conversas de dirigentes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) foram grampeadas pela Polícia Federal (PF) durante pelo menos um ano. A revelação da existência dos monitoramentos, autorizados pela Justiça, surgiu após busca e apreensão na sede da Liga, na avenida Rio Branco - centro - e na administração da Cidade do Samba. Na operação, foram levados computadores. Durante a investigação, ligações para os jurados do Carnaval carioca também teriam sido captadas, por escutas ainda não reveladas pela PF.
A Polícia Federal suspeita de fraude no resultado dos desfiles deste ano, que deu o título à Beija-Flor. "Há indícios de que o resultado foi manipulado pelo seu Anísio", disse o delegado da PF, Emanuel Henrique Oliveira. O patrono da Azul-e-Branca, Aniz Abrahão David, o Anísio, e o presidente da Liga, Aílton Jorge Guimarães, o Capitão Guimarães, estão entre os 25 presos na Operação Furacão, da PF, sexta-feira.
Advogado de Anísio, Ubiratan Guedes disse que seu cliente depôs sábado por 22 minutos. Ele respondeu a 15 perguntas e negou envolvimento com bingos e caça-níqueis. Ontem, ao saber da acusação de fraude no Carnaval, Anísio afirmou que quer depor sobre o assunto. "Quem assistiu ao desfile sabe que isso é uma maldade contra mim e contra a comunidade de Nilópolis, uma grande mentira", reclamou Anísio, de acordo com seu advogado.
Segundo Guedes, Anísio diz que já teria declarado à Receita Federal US$ 40 mil dos US$ 47 mil encontrados em sua cobertura, na avenida Atlântica, em Copacabana. O restante seria declarado, de acordo com ele, no Imposto de Renda deste ano. "Não é crime guardar dinheiro em casa", defende o advogado.
A Liga estava em recesso desde 2 de abril e volta à ativa no dia 24. Não se sabe se a eleição, marcada para 16 de maio e na qual Guimarães deveria ser reeleito, será adiada. "Não temos conhecimento de indícios de fraude na avaliação dos jurados. Não contestamos a Polícia Federal e vamos esperar o processo terminar", disse o vice-presidente da Liga, Jorge Castanheira.
Ele afirma que erros nas notas são corrigidos com mudanças de julgadores. Este ano, a Liga trocou 14. Ao ser anunciada a campeã deste ano, Guimarães afirmou: "Se eu tivesse que escolher um resultado, talvez não escolhesse um tão justo".
Na cadeia, em Brasília, Anísio estaria cuidando da saúde de Antônio Petrus Kallil, o Turcão, 82 anos. Os dois dividem a mesma cela na carceragem da PF. Ontem, a frota de camihões apreendidos sexta-feira chegou a Brasília.

 

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'
MOTIVO FUTIL
Camera ajuda na indentificação de Homem que confessa ter matado mulher após falhar na "Hora H"
A CASA CAIU
Rapaz é agredido pelas sete namoradas que descobriram traição
SEGUNDO SOL
Beto confronta Karola: 'Você roubou a vida de outra mulher'
DEFICITÁRIAS
Correios fecham 02 agências no MS e 39 no país
VICENTINA - LEILÃO ELETRÔNICO
Justiça realizará leilão eletrônico de imóveis urbanos e trator de VICENTINA
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019
LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto