Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CONTAINER
Brasil

Equipamento transforma óleo de fritura em biodiesel

10 Abr 2007 - 17h45
O governador André Puccinelli conheceu ontem o equipamento que faz a transformação do óleo de fritura em biodiesel na fábrica da Biocom, em Campo Grande, empresa fabricante do equipamento. A visita técnica do governador foi articulada a convite do deputado estadual Marcio Fernandes, autor do projeto de lei apresentado em plenário em 07 de março, que regulamenta a destinação correta para o óleo de fritura coletado em pontos comerciais, repartições públicas, universidades, rede hospitalar e condomínios e que serão transformados em biodiesel para serem colocados na frota do município ou do Estado como prevê o projeto de lei.

Para o governador “tudo ainda é muito novo”. André destacou também que tudo que reflete ganho social é válido e que a tecnologia de produção de biodiesel é uma das alternativas energéticas para o futuro, diante do esgotamento das fontes de petróleo.

Durante a visita o governador pode acompanhar todos os processos de transformação do óleo comestível até a fase final que foi o abastecimento com biodiesel de um carro movido a óleo diesel.
Segundo Marcio Fernandes o projeto é importante por seus aspectos ambientais, sociais e também econômicos, por reciclar o óleo de fritura, envolver a sociedade no processo e ainda reduzir o custo com a aquisição de óleo diesel por parte do município. “O projeto é importante para dar uma destinação ao óleo que muitas vezes acaba sendo descartado sem nenhum cuidado ambiental, permitindo uma destinação segura ao óleo comestível, além de permitir que haja geração de renda e economia para as famílias que estarão incluídas no programa”, destaca.

O biodiesel

Com efeito, o biodiesel reduz emissões poluentes, como o dióxido de carbono, enxofre, monóxido de carbono e dióxido de enxofre. Em números estatísticos, os motores a óleo vegetal possibilitam uma redução de 78% das emissões de dióxido de carbono. Este gás é responsável pelo efeito de estufa que está alterando o clima à escala mundial. O biodiesel também reduz 98% da emissão de enxofre na atmosfera e possibilita uma redução de 11%a 53% na emissão de monóxido de carbono. Os gases da combustão do óleo vegetal não emitem dióxido de enxofre, um dos causadores da chamada chuva ácida.x

O projeto de lei que está tramitando na Assembléia Legislativa e já foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira, 10.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'