Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
História da Enfermagem Brasileira

Enfermeira Negra Douradense representa Mato Grosso do Sul em evento em Salvador na BA

30 Nov 2015 - 13h14

Em Exposição permanente do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery - Salvador BA - em edição aberta na data de 24 de Novembro, intitulada, História da Enfermagem Brasileira: a contribuição afrodescendente - cada Estado brasileiro teve uma representante. No evento ocorrido, a enfermeira Luzia Pereira dos Santos, membro da - IMDC - Igreja Metodista Central em Dourados - filha do casal Júlio Pereira dos Santos e Maria Lima de Jesus (in memoriam), foi a representante do Mato Grosso do Sul. O motivo da escolha de Luzia se deve a sua história de luta, superação e atuação na área de enfermagem, tendo trabalhado em diversos lugares desde 1970, quando após assistir a uma palestra sobre vocação se descobriu chamada para a profissão. Após concluir o Curso de Auxiliar de Enfermagem mudou-se de Dourados para Campo Grande, indo trabalhar na Santa Casa de Misericórdia, como Auxiliar de Enfermagem. Com o passar do tempo, devido a seu crescente bom desempenho profissional logo se destacou e se tornou chefe do posto de enfermagem, área onde era respeitada e conhecida como “ligeirinha“, pois sempre andava rapidinho de um lado para outro.

Em 1974, a direção da Santa Casa viu a necessidade de montar um CTI, e a indicou para fazer um estágio de um mês no CTI do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte - MG. Pesava sobre Luzia a responsabilidade de ao retornar do estágio montar o CTI da Santa Casa em Campo Grande, e assumir a chefia. A responsabilidade era muito grande, mas com fé e trabalho, pela graça de Deus, mais uma vez obteve êxito. Isso ocorreu quando a Chefe de Enfermagem na Santa Casa de Campo Grande era a Dra. Mara Oliveira de Souza, pessoa que sempre deu pleno apoio a Luzia.

Atualmente exerce atividade de professora do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - nos Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, nas áreas de Doenças Ocupacionais, Saúde do Trabalhador e Primeiros Socorros, e desenvolve atividade como colaboradora no Coren- MS - Subseção de Dourados. Certamente que assim como grande maioria dos afro-brasileiros a homenageada enfrentou e deve ainda enfrentar muitos obstáculos, todavia, apesar das dificuldades da vida ela jamais se deixou abater e hoje fulgura como mulher afrodescendente vencedora, tendo seu nome, histórico e fotos registrados no MuNEAM - Museu  nacional de enfermagem  Ana Neri. Leia abaixo o testemunho dessa guerreira da resistência negra:

“Como mulher, negra e de família humilde me considero realizada como pessoa, e como profissional. Perdi minha mãe aos 6 anos de idade, mas meu  pai assumiu papel de pai e mãe, e  me deixou o maior legado que é o caráter e que me ensinou que a cor da pele não deve ocupar o 1º lugar e sim a pessoa . Sempre fui reconhecida com dignidade nos lugares onde exerci minha profissão, ser negra nunca foi empecilho para ocupar os lugares de destaques que ocupei, e tenho certeza que como pessoa e como profissional de enfermagem graças a Deus desempenhei muito bem os papéis a mim confiados.”
____________
Luzia Pereira dos Santos em 1979 graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Em 1991 pós graduou-se em: Administração dos Serviços de Saúde Pública e Administração Hospitalar  pela Universidade de Ribeirão Preto – SP
Educação Profissional na Área de Saúde/ Enfermagem pela ENSP/ FIOCRUZ em 2003
Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela ENSP/FIOCRUZ em 2008
Email: email.luzpersan@hotmail.com
_________________
Informou: Rev. José do Carmo da Silva - mano Zé - Igreja Metodista em Marcos Roberto – Campo Grande – MS.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS