Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Em nota, PSDB diz que não aceita devolver processo de Renan

2 Jul 2007 - 16h18

Durante encontro com membros dos diretórios municipais do PSDB em Campo Grande, nesta tarde de segunda-feira (dia 2), a senadora Marisa Serrano destacou a nota divulgada pelo líder do partido no Senado, Arthur Virgílio, em que critica uma suposta devolução do processo contra o  presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), do Conselho de Ética para a Mesa Diretora.

Na nota, Arthur Virgílio diz que "essa medida seria meramente protelatória. A concretizar-se, desestabilizaria aquele conselho, retirando-lhe o que lhe resta de credibilidade".

Aliados de Renan pressionam o presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), a interromper a investigação e devolvê-la à Mesa Diretora depois que parecer da consultoria legislativa do Senado apontou, pelo menos, duas falhas no processo.

Quintanilha ainda não se manifestou, mas marcou entrevista para o fim desta tarde. Já Renan recusou-se a comentar o parecer. "Não vou falar nada hoje", afirmou ao chegar em seu gabinete nesta segunda-feira.

O parecer questiona, por exemplo, a perícia que a Polícia Federal fez em documentos apresentados por Renan, acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais. A perícia, alerta o parecer, deveria ser pedida por meio da Mesa Diretora do Senado, e não como ocorreu, diretamente pelo Conselho de Ética.

O parecer ainda diz que o processo de Renan, acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais, deveria ser aberto somente depois do aval dos integrantes da Mesa. Ao receber o pedido de processo, o então presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), devolveu no dia 31 de maio a representação para a Mesa Diretora. No mesmo dia, Renan assinou e remeteu o documento de volta ao Conselho.

O parecer da consultoria jurídica diz que Renan não poderia ter feito isso sem reunir a Mesa Diretora. A consultoria explica ainda as limitações do Conselho de Ética para investigar o senador. O parecer lembra que somente uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) tem o poder, por exemplo, de quebrar sigilos bancários e convocar depoentes, obrigando-os a comparecer ao Senado.

Integrante da base aliada do governo, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) defende agora o afastamento de Renan depois que o parecer jurídico apontou que o processo deveria retornar à Mesa Diretora, presidida pelo próprio presidente do Senado , a exemplo do que já vinha fazendo o PSDB. "Ele tem que se licenciar. Neste caso, a licença temporária poderia ajudar no processo", disse.

Casagrande chegou a ser convidado na semana passada para relatar o processo, mas o presidente do Conselho de Ética suspendeu o convite até a conclusão desse parecer jurídico.

Agora, com o parecer entregue a Quintanilha, Casagrande não confirma se aceitaria um novo convite. "Preciso ler esse parecer e avaliar. Agora, é um debate novo", disse.

O líder do Democratas, José Agripino (RN), mantém a posição de seu partido de pedir a saída de Renan. "É a rua que está chegando ao Senado", afirmou, sobre as cobranças que os senadores estão recebendo em seus estados.

Marisa Serrano confirmou que o PSDB marcou reunião de sua bancada para esta terça-feira (dia 3) às 10 horas. A expectativa é que o partido endureça e possa, assim como o Democratas, pedir o afastamento de Renan da presidência.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS