Menu
PASSARELA
segunda, 18 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Em grande estilo FIFASUL realizou formatura

16 Dez 2004 - 13h38

Em uma noite memorável, marcada pela emoção, com presenças várias autoridades locais, de MS e de um grande público que superlotou o ginásio Poliesportivo, as Faculdades Integradas de Fátima do Sul – FIFASUL, realizou a Formatura, colando grau mais de quatrocentos alunos.

         O mega evento, que foi preparado com muito carinho, num ambiente maravilhoso, abrilhantado pela Banda dos Patrulheiros Mirins, formou os alunos de Administração, Educação Física, Ciências Contábeis, Ensino Fundamental e Médio.

         As solenidades tiveram início às 20:00 horas com a entrada do diretor da Fifasul, professor Lauro Andrey Monteiro de Carvalho, sua esposa Maria Rosana, autoridades, professores e formandos. Após  a entrega de certificados de colação de grau das turmas, foram feita  homenagens com entrega de placas para professores e autoridades. Mas o ponto alto da noite, que emocionou a todos foi quando logo após o pronunciamento do diretor da FIFASUL, Lauro Andrey, a cantora Silvana desceu pelo corredor central cantando a bela música Tente Outra Vez, do Raul Seixas, contagiando os formandos que acompanharam a melodia. Logo após aconteceu uma chuva de papel brilhante picado, embelezando a grande festa cívica.

PRONUNCIAMENTO DO LAURO

         Hoje é uma noite especial em que a FIFASUL dá mais um passo no cumprimento de sua missão educacional, que é de preparar o ser humano para produzir e sistematizar o conhecimento e, desta forma, contribuir para a construção de uma sociedade democrática em defesa da preservação da vida. Gostaria de dividir esta reflexão em dois momentos:

         O primeiro é o de voltar os olhos para o nascimento desta instituição, suas raízes, sua história de 25 anos de prestação de serviço neste município. Como sabemos, as pessoas de todo mundo são movidas pela força de seus ideais, mover-se quer dizer ir à procura de algo, perseguindo, indo em frente ao seu encalço, muitas vezes de forma obstinada até apoderar-se dele. A história nos revela exemplos de seres humanos, os quais conduzidos à luta por suas convicções chegam a sacrifícios imensos. Assim iniciou a luta de uma MULHER para criar em Fátima do Sul um curso superior. Esta mulher, ainda jovem, vivenciava as alegrias e as vicissitudes de nossa gente. À medida que a cidade crescia, crescia também a necessidade de preparo de nossos jovens e adultos, que não haviam tido a oportunidade de estudar. As idas e vindas dos estudantes à cidades distantes em busca de um curso superior, tornavam-se difíceis de aceitar. Ao ver jovens, até mesmo chefes de família tendo que viajar para outras localidades, e, outros que paravam de estudar por não poder viajar, surgiu a idéia de dar-lhes o ensino que procuravam aqui, neste município. Era um sonho naquela época. Mas na justa medida em que não saia de sua cabeça e, na mesma medida em que a impulsionava para a realização, a idéia se materializava, e a FIFASUL começava a nascer.

         A instalação do primeiro curso não foi fácil. Após muitas viagens a Brasília, e com o apoio do prefeito Samir, do Dr. André Puccinelli, da câmara de vereadores, dos prefeitos dos municípios vizinhos, da Agência de Educação, dos amigos de Fátima do Sul e, sobretudo, a ajuda inestimável de meus avós Ivolim e Talci, foi autorizado o funcionamento do curso de Pedagogia, em 1980. Essa primeira, e bem sucedida tentativa, fortaleceu a vontade de minha mãe e aumentou o desejo da população de Fátima do Sul e dos municípios vizinhos para a oferta de novos cursos. Assim foram implantados os cursos de Ciências Contábeis, Letras, Educação Física e Administração.

         A FIFASUL, hoje, atende a mais de 30 municípios e cumpre um papel social importante na qualificação de profissionais para as áreas de educação, ciências contábeis e administração. Vale ressaltar que os profissionais formados pela FIFASUL tem atuação relevante no cenário educacional, econômico, administrativo e contábil do Estado. Também oferece continuidade de estudo. Basta verificar a quantidade de alunos que, aos sábados, estudam na faculdade. Em um de seus 11 cursos de Pós-Graduação cujas aulas são ministradas por mestres e doutores aqui presentes.

         Um dos projetos de destaque na área social é o “Criança Feliz”, que atende mais de 500 crianças com aulas de esportes e atividades culturais. Outro projeto que merece ser mencionado é o Ensino Superior e Cidadania, este atende, com bolsa integral a 130 alunos de baixa renda, que sem este estímulo, provavelmente não conseguiriam possuir um curso superior. Além disto, a escola oferece a mais de 30% dos acadêmicos, bolsas parciais. Hoje a FIFASUL aguarda a autorização dos cursos de Turismo e Enfermagem, o que acreditamos que em breve acontecerá.

         Para atender melhor a população, a Fifasul se expandiu e tornou-se  FINAV em Navirai, FIAMA em Amambaí e FINAN em Nova Andradina. E para o futuro, os planos são de extensão de novos centros e novos cursos.

         O segundo momento dessa reflexão é de agradecimento. Em primeiro lugar a Deus, pela vida, pela saúde e por esta vitória que é a conquista de todos nós. Agradeço aos Srs. Prefeitos municipais. Nossos agradecimentos, também, a Câmara Municipal que sempre tem apoiado esta instituição, pois acredita como nós, que a educação é o melhor caminho para o crescimento de um povo. Temos muito a agradecer a todas as pessoas que acreditam no trabalho desta Escola, e principalmente aos senhores professores, professoras e funcionários administrativos, que com coragem, força e sabedoria promovem a educação de nossos acadêmicos. Agradeço aos formandos e seus familiares que confiaram nesta Escola. Tenham certeza de que fazemos nosso trabalho com muita seriedade e amor.

         Queridos formandos, sei que este é o momento muito singular. Inesquecível. Não podemos sentir o que vocês estão sentindo neste momento. Porém podemos imaginar o que esta formatura representa para vocês. Para muitos, a realização de um sonho, para outros a conquista de uma vitória cheia de obstáculos. Neste momento vocês estão proporcionando muita alegria, orgulho e emoção para os seus pais, maridos, esposas, filhos e filhas, amigos presentes e, também para a FACULDADE. Eu me sinto honrado em poder participar de mais uma colação de grau desta Escola, pois ela é extremamente importante para mim. Tenho um carinho muito especial pela FIFASUL porque junto com os demais, tenho empreendido esforços para que a cada dia possamos melhor mais nossos cursos. A mensagem que deixo para vocês é que sejam ambiciosos, não gananciosos. Pois a ganância é egoísta, porém, ser ambicioso é algo positivo, significa ter altos ideais. “Aspirem as alturas e não meçam esforços para alcançá-la”. Muitas pessoas de talento não conseguem atingir nada nesta vida, porqu

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOCALIPSE
Ricardo (Sérgio Marone) autoriza que um navio de fugitivos seja bombardeado
LUTO NA TV
Morre o ator Fábio Tomasini, de 'Belíssima'
MONSTRO
Padrasto é preso por espancar e causar a morte de enteada de 3 anos
APELO PELA SAÚDE
MC Pikachu, internado com hidrocefalia, faz apelo: 'Rezem muito por mim'
FÁTIMA DO SUL - NA NOSSA LOJA
FÁTIMA DO SUL: Chegaram a nova coleção inverno 2018 na Nossa Loja, venha conferir as lindas blusas
Brasil X Argentina
Moradores pintam rua de azul e branco no Piauí e vão torcer para Argentina na Copa
NOVELA GLOBAL
Hoje em Segundo Sol: Beto pode desistir de Luzia
APOCALIPSE
Estela (Lisandra Souto) esfaqueia a própria filha, Talita (Laís Pinho), e provoca a morte dela.
FÁTIMA DO SUL - A COPA CHEGOU NO O BOTICÁRIO
Seleção O Boticário - itens indispensáveis para jogar bonito em Fátima do Sul
SUSTO
carro pega fogo a caminho da escola