Menu
SADER_FULL
segunda, 18 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Disque-denúncia facilita apreensão de agrotóxicos ilegais

23 Out 2010 - 09h30Por Conjuntura Online

A Campanha Nacional Contra Agrotóxicos Ilegais, promovida desde 2001 pela Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos Agrícolas e Veterinários, ANDAV, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola, SINDAG e a Polícia Federal, registrou aumento no número de apreensões de produtos falsificados em 2010, comparado com anos anteriores.

A ANDAV, responsável por orientar e treinar o setor de revenda (distribuição) de defensivos agrícolas, afirma que se estes produtos apreendidos fossem comercializados, a soja seria um dos principais alimentos prejudicados.

“Não dá para saber o que há dentro dos defensivos falsificados, e isto representa um grande perigo para o agricultor e para a sociedade.

Orientamos o revendedor para que ele tenha clareza, inclusive das penalidades que podem ser aplicadas. Caso comercialize esses produtos, ele pode responder por descaminho, crime de sonegação fiscal e crime ambiental”, afirma Henrique Mazotini, presidente executivo da associação.

Graças ao trabalho realizado, 400 toneladas de produtos foram apreendidos, 656 suspeitos detidos, quase 40 condenados pela justiça e 375 toneladas de agrotóxicos incineradas.

“Quando a gente fala em quantidade, muita gente tem a impressão de que é pouco, são 400 toneladas que nós retiramos do mercado, mas quando você transforma essas toneladas em áreas tratadas são milhões de hectares que seriam tratados com esses produtos contrabandeados ou falsificados, danosos aos ser humano e ao meio ambiente”, acrescenta o vice-presidente do SINDAG, José Roberto Da Ros.

A Campanha mantém um serviço Disque-Denúncia para dar suporte à ação das autoridades. O número é 0800-940-7030 e a ligação, grátis.

As denúncias são repassadas diretamente às autoridades policiais, permite ligações anônimas, não utiliza identificadores de chamadas e não solicita ao denunciante que se identifique.

Deixe seu Comentário

Leia Também

O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido