SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 20 de Novembro de 2017
DELPHOS_FULL
RIO_DOURADOS
5 de Julho de 2004 13h39

Diabetes melito aumenta risco de morte por câncer

Um estudo norte-americano indica uma ligação entre o diabetes e um maior risco de morte por conta de diversos tipos de câncer.

"Muitos estudos têm sugerido que o diabetes melito pode alterar o risco [de uma pessoa] desenvolver uma variedade de tipos de câncer e esta associação é biologicamente plausível", aponta Steven Coughlin, pesquisador do CDC (departamento de saúde dos Estados Unidos).

Para se aprofundar no tema, a equipe de Coughlin analisou dados de 467.922 homens e 588.321 mulheres com diabetes melito e que não tinham diagnóstico de câncer quando o estudo começou, em 1982.

Em artigo publicado pelo "American Journal of Epidemiology", os pesquisadores relataram que, após o fim do acompanhamento, puderam identificar uma maior incidência de morte por câncer de cólon e pâncreas.

Entre os homens, o diabetes também aumentou o risco de morte por câncer de fígado e de bexiga, enquanto nas mulheres os pesquisadores encontraram uma ligação entre o diabetes e o câncer de mama.

Os autores do estudo observam que o trabalho possui limitações, mas concluem que a descoberta "pode ajudar a clarear os riscos de câncer em homens e em mulheres com uma história de diabetes melito".
 
Folha Online
Comentários
Veja Também
FORTALEZA
FÁBRICA_CALÇADOS
LÉO_GÁS_300
Últimas Notícias
  
FÁBRICA_CALÇADOS
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.