Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Corumbá é a primeira cidade no país credenciada no Amamenta Brasil

16 Out 2010 - 07h51Por Dourados News

A primeira cidade do país a receber o credenciamento na Rede Amamenta Brasil será o município de Corumbá, e a data será oficializada no dia 17 de novembro. O Trabalho foi reconhecido por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município, pela Gerência de Atenção Básica da Saúde da Criança/ Aleitamento Materno.  

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde. 

Um trabalho de capacitação de tutores da Rede Amamenta Brasil e também de acompanhamento das mães, Corumbá é a cidade pioneira a requerer a certificação e será a primeira a ter o credenciamento em âmbito nacional.  

Com um trabalho desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as orientações sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida do bebê refletem na diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros inúmeros benefícios.

Segundo informações do MS Notícias o município pantaneiro já tem toda a rede de atenção básica à saúde com 25 tutores capacitados para acompanhar mães e crianças durante o período de amamentação. O processo de implantação da rede trouxe ao município 17 oficinas sobre aleitamento materno, cinco cursos de Manejo Básico em Amamentação, que resultaram na capacitação de 363 profissionais. 

Devido aos resultados satisfatórios, Corumbá foi escolhido uma das três cidades brasileiras (junto com Porto Alegre-RS e Brasília-DF) a participar de uma pesquisa pioneira sobre a forma como é feito o credenciamento do município na Rede Amamenta Brasil.

O credenciamento será dado a 10 unidades de saúde. A iniciativa permite o monitoramento dos indicadores de aleitamento materno nas áreas de abrangência utilizando o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Internet (SISVAN WEB).

A ferramenta registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e a acompanha o fluxograma de atendimento à dupla mãe/bebê no período de amamentação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat