Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 12 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Corumbá é a primeira cidade no país credenciada no Amamenta Brasil

16 Out 2010 - 07h51Por Dourados News

A primeira cidade do país a receber o credenciamento na Rede Amamenta Brasil será o município de Corumbá, e a data será oficializada no dia 17 de novembro. O Trabalho foi reconhecido por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município, pela Gerência de Atenção Básica da Saúde da Criança/ Aleitamento Materno.  

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde. 

Um trabalho de capacitação de tutores da Rede Amamenta Brasil e também de acompanhamento das mães, Corumbá é a cidade pioneira a requerer a certificação e será a primeira a ter o credenciamento em âmbito nacional.  

Com um trabalho desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as orientações sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida do bebê refletem na diminuição da taxa de mortalidade infantil, entre outros inúmeros benefícios.

Segundo informações do MS Notícias o município pantaneiro já tem toda a rede de atenção básica à saúde com 25 tutores capacitados para acompanhar mães e crianças durante o período de amamentação. O processo de implantação da rede trouxe ao município 17 oficinas sobre aleitamento materno, cinco cursos de Manejo Básico em Amamentação, que resultaram na capacitação de 363 profissionais. 

Devido aos resultados satisfatórios, Corumbá foi escolhido uma das três cidades brasileiras (junto com Porto Alegre-RS e Brasília-DF) a participar de uma pesquisa pioneira sobre a forma como é feito o credenciamento do município na Rede Amamenta Brasil.

O credenciamento será dado a 10 unidades de saúde. A iniciativa permite o monitoramento dos indicadores de aleitamento materno nas áreas de abrangência utilizando o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Internet (SISVAN WEB).

A ferramenta registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e a acompanha o fluxograma de atendimento à dupla mãe/bebê no período de amamentação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DICAS DE MARKETING
5 dicas de marketing para um negócio de dropshipping
CRIME HEDIONDO
Câmera flagra ataque de suspeito de estuprar garota de 14 anos em SP; vídeo
TERROR
Ataque dentro da Catedral deixa ao menos cinco mortos em Campinas
REVIDE
Passageiro atropelado por motorista de aplicativo após vomitar em carro está em coma
A SERVIÇO DE DEUS
Angela Bismarchi festeja diploma para ser pastora: ‘Eu era pecadora e não sabia’
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz dá caixa com terra de cova de Gabriel para Valentina
INTOCÁVEL
PF pediu prisão domiciliar de Aécio, Cristiane Brasil e Paulinho da Força, mas PGR e STF não concede
DICA DO DIA
Como obter uma autorização de residência no Brasil
CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel