Menu
SADER_FULL
sexta, 16 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Conab estima safra de grãos em 131,15 milhões de toneladas

8 Ago 2007 - 05h06

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) elevou a estimativa da safra 2006/2007 de grãos de 130,5 milhões de toneladas para 131,15 milhões de toneladas, uma alta de 0,5% em relação a julho. Em relação ao alcançado no ciclo anterior, porém, a alta ainda é expressiva, de 7,%. A previsão foi divulgada nesta terça-feira.

"O crescimento se deve à correção da área plantada e ao ajuste de produtividade", diz o diretor de Logística da estatal, Sílvio Porto. Em relação à safra anterior, o aumento mais significativo é do milho total, com 19,1% (de 42,5 milhões para 50,6 milhões toneladas), soja, com 6,2% (55 milhões para 58,4 milhões) e algodão-caroço, com 41,7% (de 1,7 milhão para 2,4 milhões).

Houve, no entanto, redução no arroz de 3,3% (de 11,7 milhões para 11,3 milhões toneladas) por causa da diminuição da área na época do plantio, conseqüência do baixo preço do produto no mercado. A colheita da maioria das culturas está praticamente concluída em todo o País. O estudo traz ainda a terceira estimativa da produção de trigo para o ciclo 2007/08. A cultura registra um crescimento de 71,2% em relação à safra atual, saindo de 2,2 milhões para 3,8 milhões de toneladas. O aumento é reflexo da retomada de área e da recuperação da produtividade.

Já a área plantada encolheu 3,6% (de 47,9 milhões para 46,2 milhões de hectares). A maior redução está na soja, com 9,1% de área a menos (de 22,7 milhões para 20,7 milhões de hectares). Em contrapartida, a lavoura do milho segunda safra cresceu 36,2% (de 3,3 milhões para 4,5 milhões de hectares). Os novos números foram apurados no período de 23 a 27 de julho, junto a representantes de cooperativas, órgãos públicos e privados, agentes financeiros e produtores de todo o País.

 

 

Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos