Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Começa a corrida às medalhas do Pan-Rio 2007

13 Jul 2007 - 09h37
Às 17 horas, as Américas param para ver o espetáculo da abertura do Pan-Amaricano Rio 2007. Cerca de 42 paises, pelo menos 95 mil pessoas assistiram a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos no estádio Maracanã.

O espetáculo, previsto para ter 2h40m de duração, promete mostrar o jeito brasileiro não apenas no esporte. A direção artística é de Rosa Magalhães, supercampeã no carnaval carioca. E referências à maior manifestação cultural brasileira não vão faltar. Do samba do Rio de Janeiro ao frevo e maracatu de Pernambuco. Todos terão espaço. Pelo menos 4,5 mil voluntários mostraram nos palcos a beleza do Brasil. Os voluntários foram ensaiados pelos melhores coreógrafos brasileiros como Renato Vieira, Carlota Portela e Lola Gabriel, e pelos americanos Bryn Walters e Doug Jack.

O show terá 5,365 mil fantasias completas de 56 modelos diferentes e 155 alegorias em 24 modelos. Serão mil luzes movidas por computador e 11 mil disparos de fogos de artifício de 127 pontos.

Antes da abertura do Pan Rio 2007, DJs vão animar as arquibancadas até o espetáculo começar. A cerimônia começa com a chegada do presidente Lula e a execução do Hino Nacional Brasileiro. Depois, a apresentação da música “Viva essa energia”, o desfile dos atletas, o show artístico, os discursos, a declarações de abertura, o hasteamento das bandeiras, o juramento do atleta e do árbitro e, por fim, o acendimento da pira. O atleta que terá a honra de ficar a frente da delegação brasileira é o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, porta-bandeira do Brasil. A delegação brasileira será a ultima a desfilar na abertura dos jogos.

Detalhes da abertura

Os ensaios O diretor da cerimônia e vice-presidente de entretenimento da Disney, Scott Givens, em ensaio aberto à imprensa, no dia 12 de junho, pediu ao público que vestisse roupas brancas, afirmando que seria de suma importância para o desenrolar do espetáculo.

O palco O palco da abertura do Pan tem uma base estrutural com o formato helicoidal (caracol). O projeto foi apresentado no dia 25 de junho. Com a ajuda cênica de luzes, o palco vai assumir outras formas no espetáculo. O cenógrafo e designer Luiz Stein, diretor artístico da cerimônia, é um dos envolvidos na criação da base, que tem diversas rampas para a performance dos bailarinos. São 28m de diâmetro por 5m de altura.

A pira A peça que será acesa na cerimônia de abertura do Pan e tem formato arredondado foi apresentada no dia 28 de junho. A primeira maquete foi feita em papel-alumínio, e a segunda, com lata de cerveja. A pira oficial, feita de alumínio, tem 6m de diâmetro, 6m de altura e pesa cinco toneladas. Do cone central, partem outros oito cones, que simbolizam os raios de sol. Para manter a grande pira acesa durante a festa de abertura, serão queimados 750Kg de gás líquido de petróleo, a uma temperatura que varia entre 100 e 400 graus.

O Hino A composição, que é uma espécie de “sambão”, intitulada "Viva essa energia", será interpretada pelo paulista Arnaldo Antunes e pela carioca Ana Costa. A cantora recebeu o convite do produtor musical Alê Siqueira, diretor artístico musical das cerimônias de abertura e encerramento do Pan. A música-tema é composta por Arnaldo Antunes e Liminha. Haverá ainda uma única música para entrada de todos os atletas. 

Figurinos As cores da bandeira brasileira serão destaque no figurino da abertura do Pan tanto para os bailarinos quanto para os atletas. O figurino dos bailarinos é variado, e, com a ajuda de adereços, vai compor o tom da festa. Os uniformes da delegação brasileira serão “bem brasileiros”. As cores predominantes são o verde, para simbolizar a natureza, e o branco, significando a paz.

Desfile de atletas Antígua e Barbuda seria a primeira delegação a desfilar no Pan se o critério fosse ordem alfabética, mas Argentina será a estreante, por ter sido a primeira sede dos Jogos, em 1951. Depois o desfile seguirá a ordem alfabética, sem inserir o Brasil, o último a se apresentar por ser sede desta edição.

Personalidades Algumas personalidades já estão confirmadas no evento. O presidente da República não só vai participar da abertura do Pan como terá uma visão privilegiada do espetáculo. Natália Guimarães, a miss Brasil e vice-campeã do Miss Universo, vai desfilar no evento. (Com informações do GloboEsporte e agências)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação