Menu
segunda, 18 de março de 2024
Busca!
Brasil

Censo do IBGE já visitou mais de 15 mil domicílios em Três Lagoas

30 Jun 2007 - 08h17

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segue a todo vapor na coleta das informações para o Censo 2007 que engloba duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada – o Censo Agropecuário, em todo o país, e a Contagem da População, nos municípios com até 170 mil habitantes e em outras 21 cidades. Em Três Lagoas uma equipe formada por 37 recenseadores, oito supervisores e dois Agentes Censitários Municipais (ACM’s) divide a cidade em 96 e 25 setores, na área urbana e rural, respectivamente.
Pela primeira vez no país, essa operação censitária está sendo totalmente informatizada, com as entrevistas realizadas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. De acordo com o IBGE, a informatização possibilita um recorde na divulgação dos resultados: no caso da Contagem, por exemplo, os dados serão disponibilizados à sociedade já no dia 31 de agosto, apenas um mês após o final da coleta.
Segundo o coordenador de subárea do Censo 2007, João Paulo dos Santos, em Três Lagoas já foram visitadas pelo menos 15.039 casas com moradores e 21.174 locais, entre estabelecimentos e domicílios.
João Paulo coordena dados de cinco cidades do Bolsão. São elas, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Água Clara e Três Lagoas. O resultado da coleta é enviado online para o Rio de Janeiro, e um supervisor recebe um questionário para conferir as informações para serem posteriormente computadas. Em Três Lagoas, o posto de coleta do Censo 2007 está localizado à Avenida Olinto Mancini, próximo ao quartel do Exército.
Os recenseadores trabalham diariamente das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e se necessário em horários extras, aos finais de semana e no período noturno.
A recenseadora Débora Milan dos Santos passou pelo Centro da Cidade nesta sexta-feira e ela comentou com a reportagem sobre a resistência que alguns moradores oferecem, dificultando o trabalho do Censo.
Em caso de recusa, o procedimento é o seguinte: o recenseador depois da tentativa encaminha o caso ao supervisor, se não resolver, a visita será feita pelo coordenador. Esgotadas essas tentativas, a Polícia Federal poderá ser acionada, além de que o morador poderá receber multa. Isso porque, conforme lembrou a recenseadora existe uma lei que obriga as pessoas a prestarem as informações solicitadas pelo IBGE. ‘As informações prestadas são de caráter sigiloso e somente para fins estatísticos, as pessoas não precisam se preocupar com isso’, enfatiza. A lei a que ela se referiu é a 5.534, de 14 de novembro de 1968.
‘É importante que as pessoas informem os dados, uma vez que assim ela está colaborando para sua própria cidade’, comenta Débora.
Com a atualização da população será possível a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente.
No último Censo do IBGE, realizado em 2000, Três Lagoas contava com 79.059 habilitantes. Em 2006, ano da última estimativa registrou-se a existência de 87.113 moradores. Hoje, órgãos públicos e instituições especulam a existência de pelo menos 100 mil habitantes.
O município saberá a população definitiva ainda neste ano. É que o resultado final do Censo está previsto para ser divulgado já em dezembro.

 

Perfil News

Leia Também

PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C
Luto em Fátima do Sul
Faleceu o radialista e artista de circo João Ramão da Silva Cuno, o querido gaúcho
Ajude
Família busca ajuda para criança autista com suspeita de síndrome rara e obesidade mórbida
VICENTINA - SUSTO - SÃO JOSÉ
Em Vicentina, temporal devasta o distrito de São José moradores enfrentam perdas e desespero
ALTA MÉDICA
Recém-nascido abandonado em sacola recebe alta de hospital

Mais Lidas

Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul da Adeus a Luci Carvalho, família informa sobre velório
Dias 14, 15 e 16 de Março
Pé Legal Calçados de Fátima do Sul apresenta: O 1° Torra Torra - tudo pela metade do preço
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - FOTOS
Rodrigo Garib é anunciado como pré-candidato a prefeito pelo PP em Fátima do Sul, veja FOTOS