Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Censo do IBGE já visitou mais de 15 mil domicílios em Três Lagoas

30 Jun 2007 - 08h17

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segue a todo vapor na coleta das informações para o Censo 2007 que engloba duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada – o Censo Agropecuário, em todo o país, e a Contagem da População, nos municípios com até 170 mil habitantes e em outras 21 cidades. Em Três Lagoas uma equipe formada por 37 recenseadores, oito supervisores e dois Agentes Censitários Municipais (ACM’s) divide a cidade em 96 e 25 setores, na área urbana e rural, respectivamente.
Pela primeira vez no país, essa operação censitária está sendo totalmente informatizada, com as entrevistas realizadas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. De acordo com o IBGE, a informatização possibilita um recorde na divulgação dos resultados: no caso da Contagem, por exemplo, os dados serão disponibilizados à sociedade já no dia 31 de agosto, apenas um mês após o final da coleta.
Segundo o coordenador de subárea do Censo 2007, João Paulo dos Santos, em Três Lagoas já foram visitadas pelo menos 15.039 casas com moradores e 21.174 locais, entre estabelecimentos e domicílios.
João Paulo coordena dados de cinco cidades do Bolsão. São elas, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Água Clara e Três Lagoas. O resultado da coleta é enviado online para o Rio de Janeiro, e um supervisor recebe um questionário para conferir as informações para serem posteriormente computadas. Em Três Lagoas, o posto de coleta do Censo 2007 está localizado à Avenida Olinto Mancini, próximo ao quartel do Exército.
Os recenseadores trabalham diariamente das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e se necessário em horários extras, aos finais de semana e no período noturno.
A recenseadora Débora Milan dos Santos passou pelo Centro da Cidade nesta sexta-feira e ela comentou com a reportagem sobre a resistência que alguns moradores oferecem, dificultando o trabalho do Censo.
Em caso de recusa, o procedimento é o seguinte: o recenseador depois da tentativa encaminha o caso ao supervisor, se não resolver, a visita será feita pelo coordenador. Esgotadas essas tentativas, a Polícia Federal poderá ser acionada, além de que o morador poderá receber multa. Isso porque, conforme lembrou a recenseadora existe uma lei que obriga as pessoas a prestarem as informações solicitadas pelo IBGE. ‘As informações prestadas são de caráter sigiloso e somente para fins estatísticos, as pessoas não precisam se preocupar com isso’, enfatiza. A lei a que ela se referiu é a 5.534, de 14 de novembro de 1968.
‘É importante que as pessoas informem os dados, uma vez que assim ela está colaborando para sua própria cidade’, comenta Débora.
Com a atualização da população será possível a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente.
No último Censo do IBGE, realizado em 2000, Três Lagoas contava com 79.059 habilitantes. Em 2006, ano da última estimativa registrou-se a existência de 87.113 moradores. Hoje, órgãos públicos e instituições especulam a existência de pelo menos 100 mil habitantes.
O município saberá a população definitiva ainda neste ano. É que o resultado final do Censo está previsto para ser divulgado já em dezembro.

 

Perfil News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação