Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 16 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Cães farejadores são usados durante a Operação Cadeado

9 Nov 2010 - 16h48Por Campo Grande News

Para auxiliar na operação Cadeado, principalmente nas fiscalizações em ônibus, o 11 RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizada) conta, além do arsenal que está sendo todo utilizado, com cães farejadores, treinados especialmente para encontrar entorpecentes.

O comandante do 3º esquadrão do 11 RCMec Éderson Sasso da Silva, explica que cachorros são usados geralmente pela PE (Polícia do Exercito), sendo treinados para encontrar não somente drogas, mas também explosivos.

Devido ao fato de a operação Cadeado acontecer todos os anos, foi observado a necessidade de montar um canil de treinamento no regimento. “São cães da raça labrador utilizados nesse tipo de operação. O treinamento varia de 1 a 2 anos. Por diversas vezes a ação dos cães foi eficiente”, explica Éderson.

O adestramento é feito de forma a estimular o animal a procurar a droga. Para tanto, é colocada uma porção de entorpecente dentro de um brinquedo, sendo que o cão, ao brincar e encontrar o objeto recebe agrados em troca.

Assim, diante de um bagageiro de ônibus cheio de malas e em contato com o bastão o cão busca pelo cheiro onde e encontra a droga. “Ele é estimulado todo dia”, explica o comandante.

Afeto – Mas não é somente de treinamentos práticos que os cães do exército são preparados. Sargento Frazão é o responsável pelo canil e conta que os militares acabam se apegando aos bichos.

“É muito importante conquistar o animal primeiro. Para trabalhar a primeira coisa que o animal tem que ter é o vínculo. O animal é do Exército, mas existe aquele vínculo de dono do animal”, explica Frazão.

A vida útil do cachorro no Exército varia de 6 a 7 anos. Quando esse tempo acaba, os militares podem solicitar aos superiores para ficarem com os bichos. Frazão conta que não tem um animal preferido, mas não poderá ficar com um deles, pois está sendo transferido para a terra natal Paraíba.

“Com certeza vai ficar saudade e a lembrança dos bons tempos”, diz Frazão.

O Campo Grande News acompanha a operação Cadeado a convite do CMO.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat