Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 16 de junho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Cães farejadores são usados durante a Operação Cadeado

9 Nov 2010 - 16h48Por Campo Grande News

Para auxiliar na operação Cadeado, principalmente nas fiscalizações em ônibus, o 11 RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizada) conta, além do arsenal que está sendo todo utilizado, com cães farejadores, treinados especialmente para encontrar entorpecentes.

O comandante do 3º esquadrão do 11 RCMec Éderson Sasso da Silva, explica que cachorros são usados geralmente pela PE (Polícia do Exercito), sendo treinados para encontrar não somente drogas, mas também explosivos.

Devido ao fato de a operação Cadeado acontecer todos os anos, foi observado a necessidade de montar um canil de treinamento no regimento. “São cães da raça labrador utilizados nesse tipo de operação. O treinamento varia de 1 a 2 anos. Por diversas vezes a ação dos cães foi eficiente”, explica Éderson.

O adestramento é feito de forma a estimular o animal a procurar a droga. Para tanto, é colocada uma porção de entorpecente dentro de um brinquedo, sendo que o cão, ao brincar e encontrar o objeto recebe agrados em troca.

Assim, diante de um bagageiro de ônibus cheio de malas e em contato com o bastão o cão busca pelo cheiro onde e encontra a droga. “Ele é estimulado todo dia”, explica o comandante.

Afeto – Mas não é somente de treinamentos práticos que os cães do exército são preparados. Sargento Frazão é o responsável pelo canil e conta que os militares acabam se apegando aos bichos.

“É muito importante conquistar o animal primeiro. Para trabalhar a primeira coisa que o animal tem que ter é o vínculo. O animal é do Exército, mas existe aquele vínculo de dono do animal”, explica Frazão.

A vida útil do cachorro no Exército varia de 6 a 7 anos. Quando esse tempo acaba, os militares podem solicitar aos superiores para ficarem com os bichos. Frazão conta que não tem um animal preferido, mas não poderá ficar com um deles, pois está sendo transferido para a terra natal Paraíba.

“Com certeza vai ficar saudade e a lembrança dos bons tempos”, diz Frazão.

O Campo Grande News acompanha a operação Cadeado a convite do CMO.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade
REVOLTANTE
Filho é preso por ficar com aposentadoria e manter pais idosos morando em situação de miséria
BARBÁRIE
Nus e amarrados, corpos de três jovens são encontrados mortos em matagal