Menu
SADER_FULL
sábado, 20 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Brasileiros nem sempre se preparam direito antes de fazer exames

17 Set 2010 - 09h06Por Portal G1

Acontece na vida de quase todo brasileiro: estende o braço e tem amostras de sangue retiradas para exames que irão apontar como o organismo está funcionando no momento.

Sangue e urina revelam como estamos. O que está em ordem, o que está em excesso, o que está faltando para equilibrar a saúde.

O resultado dos exames serve de orientação para os tratamentos que serão determinados pelos médicos. Basta, para isso, um tempo sem alimentação e sem líquidos.

Nem todo mundo faz como deve. Já que é necessário ficar 12 horas em jejum, muita gente come bastante, bebe bastante, antes desse prazo, para não ficar com fome, nem com sede, certo? Errado.

Carlos Alberto Ballarati, médico patologista, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica explica o porquê:

"Imagine uma pessoa que vai passar 12 horas em jejum,.fazer um exame de colesterol, e decide comer uma feijoada antes, no dia anterior ou na noite anterior. Isso vai mudar totalmente totalmente os nossos paremetros. Ou os parametros que a gente espera de um exame laboratorial", diz o patologista.

É como entregar ao médico uma fotografia deformada do que a pessoa é. Para que isso não aconteça, tem mesmo que fechar a boca.

"Comida sem dúvida nenhuma vai alterar. Imagine o indivíduo que toma um cafezinho antes de fazer um exame pra diabetes, que é a dosagem da glicose. Com certeza vai alterar o resultado e aí o médico vai perder o parametro para poder orientá-lo", exemplifica Carlos Alberto Ballarati.

A água dilui componentes na urina e é bom fazer os exames após um bom repouso. Se você chegou estressado, é melhor esperar de 30 a 40 minutos antes da coleta
água demais dilui os componentes que aparecem na urina.

Nem todo mundo consegue seguir essas orientações. Para quem tem dúvidas sobre exames clínicos de laboratório, agora isso é possível usando a internet.

Esta página ajuda, gratuitamente, a compreender os resultados de um exame, tira dúvidas sobre a necessidade desses exames e aponta quais doenças podem estar relaciaonadas a eles.

Se você seguir as recomendações do laboratório, a orientação correta do seu exame, você vai ter um resultado fidedigno e com isso você tem que lembrar que o médico vai tomar uma decisão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso