Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Brasileiros nem sempre se preparam direito antes de fazer exames

17 Set 2010 - 09h06Por Portal G1

Acontece na vida de quase todo brasileiro: estende o braço e tem amostras de sangue retiradas para exames que irão apontar como o organismo está funcionando no momento.

Sangue e urina revelam como estamos. O que está em ordem, o que está em excesso, o que está faltando para equilibrar a saúde.

O resultado dos exames serve de orientação para os tratamentos que serão determinados pelos médicos. Basta, para isso, um tempo sem alimentação e sem líquidos.

Nem todo mundo faz como deve. Já que é necessário ficar 12 horas em jejum, muita gente come bastante, bebe bastante, antes desse prazo, para não ficar com fome, nem com sede, certo? Errado.

Carlos Alberto Ballarati, médico patologista, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica explica o porquê:

"Imagine uma pessoa que vai passar 12 horas em jejum,.fazer um exame de colesterol, e decide comer uma feijoada antes, no dia anterior ou na noite anterior. Isso vai mudar totalmente totalmente os nossos paremetros. Ou os parametros que a gente espera de um exame laboratorial", diz o patologista.

É como entregar ao médico uma fotografia deformada do que a pessoa é. Para que isso não aconteça, tem mesmo que fechar a boca.

"Comida sem dúvida nenhuma vai alterar. Imagine o indivíduo que toma um cafezinho antes de fazer um exame pra diabetes, que é a dosagem da glicose. Com certeza vai alterar o resultado e aí o médico vai perder o parametro para poder orientá-lo", exemplifica Carlos Alberto Ballarati.

A água dilui componentes na urina e é bom fazer os exames após um bom repouso. Se você chegou estressado, é melhor esperar de 30 a 40 minutos antes da coleta
água demais dilui os componentes que aparecem na urina.

Nem todo mundo consegue seguir essas orientações. Para quem tem dúvidas sobre exames clínicos de laboratório, agora isso é possível usando a internet.

Esta página ajuda, gratuitamente, a compreender os resultados de um exame, tira dúvidas sobre a necessidade desses exames e aponta quais doenças podem estar relaciaonadas a eles.

Se você seguir as recomendações do laboratório, a orientação correta do seu exame, você vai ter um resultado fidedigno e com isso você tem que lembrar que o médico vai tomar uma decisão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo
VIOLENCIA DOMESTICA
'Não consigo reconhecê-la', diz irmão de mulher espancada no 1° encontro
O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário